Sérgio Conceição falou sobre o impacto que Francisco Conceição está a ter na Juventus e no futebol italiano, revelando que nunca teve dúvidas de que o extremo teria êxito. Nesse sentido, o ex-técnico dos dragões lamentou que o seu filho não possa defrontar a Lazio, na próxima jornada da Serie A, devido a castigo.

"Como adepto do futebol italiano assisto sempre a esses grandes jogos. Seria bom vê-lo defrontar uma equipa que me diz tanto e onde ganhei tanto. Marquei o primeiro golo em Itália com a camisola da Lazio contra a grande Juve na Supercopa de Itália, em 1998. Lamento que o Francisco não esteja em campo. Será uma grande partida. Ele começou bem e é forte no um contra um. Eu sabia que ele se sairia bem em Itália. Ele deve ser humilde, ouvir o treinador e os seus companheiros, e também interrogar-se sobre o que deve fazer para se tornar mais forte. Ainda tem muito trabalho a fazer, ele sabe o que tem de fazer", referiu Sérgio Conceição, que se deslocou a Itália para assitir à gala Golden Boy 2024, prémio atribuído pelo jornal desportivo 'Tuttosport'.

O ex-técnico dos dragões falou de outros jovens que treinou no FC Porto, entre eles Vitinha, que está atualmente no Paris Saint-Germain. Sérgio Conceição elogiou a sua grande qualidade, mas lembrou as dificuldades que enfrentou no início.

"O Vitinha venceu a Youth League em 2019, mas não era um titular na equipa sub-19, era um jogador que estava na equipa B. Eu chamei-o à primeira equipa, esteve seis meses na primeira equipa, onde fez algumas partidas, não como titular, mas entrava de vez em quando. Não se pode desistir de jogadores jovens como ele, porque eles têm o seu tempo, a sua maturação, eles precisam de perceber o que é o futebol de alto nível. Ele, de vez em quando, entrou na primeira equipa. Acabou a época e quando começámos de novo ele entrou com um pouco de peso a mais, um pouco de barriga… Foi emprestado uma época ao Wolverhampton, não jogou, voltou para nós e fez um grande esforço durante quatro meses comigo, foi um trabalho duro com ele, mas hoje estamos perante um grande jogador, um grande campeão, taticamente é fantástico", recordou.