Este ano, Franco Morbidelli vai pilotar pela Pertamina Enduro VR46 no MotoGP – onde encontrará como chefe de mecânicos o experiente Matteo Flamigni.

O primeiro contacto foi em novembro passado no teste de Barcelona, e segundo o engenheiro disse ao podcast Mig Babol o objetivo foi começar o processo de conhecimento técnico: ‘Foi um teste de conhecimento mútuo ao nível técnico, porque ao nível humano eu e o Franco já nos conhecemos há bastantes anos. Então, foi um teste de conhecimento recíproco, onde tirámos um bocado as medidas sobre o que ele diz quando sai da moto, o que eu faço, como trabalhamos. Claro que foi um dia de testes, mas deu uma primeira impressão da nova realidade que irá delinear-se no futuro, com os testes da Malásia e da Tailândia’.

Flamigni disse depois: ‘Foi uma abordagem muito positiva. Ele foi muito honesto. Para ele, foram dois anos muito difíceis – quer na Yamaha porque a moto não rendia como devia, quer quando ele teve um colega de equipa tão desconfortável como o [Jorge] Martín. Porque era óbvio que a equipa tendesse a ser orientada para um possível campeão do mundo como foi’.

Tendo em conta o passado recente difícil para Morbidelli, o seu novo chefe de mecânicos diz ter a responsabilidade de lhe dar garantias de que terá uma equipa por trás de si: ‘Neste ponto de vista, sinto que tenho de o tranquilizar e que em nós encontrará uma família porque é isto que somos. Seremos uma família, seremos tudo para ele. Espero que quer tecnicamente, quer ao nível da gestão, encontremos uma situação favorável para ele’.