Quem decidiu ver a primeira parte do jogo dos quartos de final da Taça da Liga entre o Sporting e o Fundão não deve estar arrependido. Oito golos em 20 minutos construíram o resultado que permite aos leões assistir de cadeirinha ao duelo entre Benfica e Torreense, que ditará o seu adversários nas meias-finais. 

Apesar do Fundão ter sido a primeira equipa a criar perigo com um remate ao lado de Samuel, os leões responderam com três golos nos primeiros cinco minutos de jogo. Cada tento certeiro demonstrou a importância do guarda-redes Bernardo Paçó na construção do jogo ofensivo verde e branco. 

Ao minuto três, Paçó descobriu Zicky Té na esquerda que picou a bola por cima de Jaime Arthur para o primeiro da partida. Menos de um minuto depois, o guarda-redes leonino voltou a jogar direto e Wesley amorteceu de cabeça para Sokolov alargar a vantagem da mesma forma à boca da baliza.

O treinador do Fundão, Nuno Couto, pediu logo desconto de tempo, mas os leões voltariam a marcar pouco depois, cortesia de Wesley, assistido por...Bernardo Paçó. Aos 8´, Luís Fernandes aproveitou uma má entrega do guarda-redes leonino para rematar forte para relançar a partida.

Quaisquer sonhos que a equipa da Beira Baixa pudessse ter de virar o resultado foram dissipados depois de dois golos de rajada do Sporting durante o minuto nove. Tomás Paçó disse mata com um remate certeiro potente depois de uma reposição de bola e Diogo Santos disse esfola com um grande gesto técnico a aproveitar o trabalho exímio de pivot de Zicky.  

Até ao intervalo, o Fundão viria a reduzir por intermédio de Péleh que desviou para a baliza um remate perigoso de Mário Freitas. 

Com 6-2 no marcador, os leões ditaram um ritmo mais baixo numa segunda parte menos acidentada que ainda assim foi pintada com dois golos nos últimos cinco minutos. Aos 35´, Mário Freitas converteu um livre de dez metros, que justificou a aposta no guarda-redes avançado, mas seria o Sporting a fazer o marcador mexer até ao final da partida, com um golo de Wesley de baliza a baliza, no último minuto de jogo.  

Depois de duas vitórias na Liga (6-1 e 5-0) e outra na Taça de Portugal (5-3), o Sporting venceu o Fundão pela quarta vez esta temporada. Os leões juntam-se ao Caxinas e à Quinta dos Lombos no grupo dos apurados para as meias-finais.

Caxinas e Lombos fazem a festa nos penáltis

O Quinta dos Lombos causou a primeira surpresa da final eight da Taça da Liga. A equipa de Carcavelos eliminou o SC Braga nos penáltis (5-3), depois de quarenta minutos alucinantes que terminaram com 4-4 no marcador.

No quinto minuto de jogo, Tiago Correia adiantou o Braga no marcador e Vitão reestabeleceu o empate. Willian Carioca completou a reviravolta ao minuto 7, mas o veterano Hemni voltou a empatar as contas pouco depois.

O jogo ficou manchado pela expulsão por acumulação de amarelos de Tiago Sousa, aproveitada pelo Quinta dos Lombos para se voltar a adiantar no marcador por intermédio de Willian Carioca que acabaria por completar o hat trick na segunda parte (27´).

Entre o segundo e o terceiro golo do pivot brasileiro que não jogava desde dezembro, Hugo Neves ainda fez o 3-3 com um belíssimo gesto técnico. Quase sempre a correr atrás do prejuízo, os brancarenses marcariam o 4-4 a três minutos do final da partida graças à frieza do ala Bebé.

Nos penáltis, a sorte dos comandados de Joel Rocha esgotou-se e o Quinta dos Lombos sairia vitorioso.

No primeiro jogo do dia, a jogar «em casa» a ADCR Caxinas, à semelhança dos Lombos, também precisou de penáltis para derrotar o Leões de Porto Salvo. Depois de um empate a um no fim dos 40 minutos, o guarda-redes Rui Pedro vestiu o papel de herói com duas defesas épicas para garantir a primeira meia-final da história do clube de Vila do Conde.