O Sporting venceu o Valadares Gaia por 2-1, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga BPI, adiando assim o provável título do Benfica. As encarnadas podiam festejar já o campeonato caso as leoas perdessem pontos.

As leoas entraram apáticas, talvez devido à pressão que o jogo impunha, revelando dificuldades, enquanto o Valadares Gaia aproveitou para criar perigo. A partir dos 30 minutos, a equipa visitante intensificou a pressão. Aos 33’, Jennie Lakip rematou à barra e, logo de seguida, Erica Meg tentou a recarga, mas Hannah Seabert respondeu com uma defesa segura. O golo acabou por surgir aos 40’: Miri derrubou Sara Monteiro na área, e a árbitra Cátia Duarte assinalou grande penalidade. Chamada a marcar, Neuza Besugo não vacilou e colocou o Valadares Gaia em vantagem.

Insatisfeito com o rendimento da equipa, Micael Sequeira fez duas alterações ao intervalo, refrescando as leoas. As mudanças deram efeito imediato. Aos 49’, Enin Seppi, guarda-redes do Valadares Gaia, derrubou uma jogadora leonina na área, e a árbitra voltou a apontar para a marca de penálti. Joana Martins assumiu a responsabilidade e fez o empate.

Três minutos depois, Telma Encarnação consumou a reviravolta. A internacional portuguesa rematou à entrada da área e fez explodir os adeptos leoninos nas bancadas.

Com o mais difícil feito, o Sporting soube segurar a vantagem, mas o Valadares Gaia não desistiu. A equipa da AF Porto tentou chegar ao empate, mas sem sucesso.

Na próxima jornada, o Benfica pode garantir o título de pentacampeão, caso não perca frente ao Valadares Gaia. O jogo está agendado para 12 de abril.