Com o objetivo de, pela terceira época consecutiva, passar a fase inicial de grupos da Taça Europa FIBA e atingir a segunda, a ser igualmente disputada em sistema de poule, o FC Porto tem, esta tarde (19h30), uma decisiva partida na Bélgica contra o Limburg United.

«É um jogo importante. Ainda não temos um caminho definido para a próxima fase, porque passam os seis melhores segundos e se não formos um deles acabamos eliminados. Queremos ser donos do nosso destino e regressar com a vitória», afirmou Tanner Omlid à comunicação dos azuis e brancos sobre o expectante embate contra o terceiro classificado do Grupo I. Poule que é precisamente liderada pelos dragões com apenas um desaire em cinco partidas (9 pts). Tal como acontece com os gregos do PAOK, que na semana passada foram esmagados na Dragão Arena (99-64).

Tendo em conta que se qualificam os primeiros de cada um dos dez grupos e os seis melhores segundos, o encontro no Sporthal Alverber, na cidade de Limburgo, ganha importância extra por encerrar a fase inicial.

«Eles vieram ao Dragão Arena sem o melhor jogador, a principal arma ofensiva, o número 55 [o base Elijah Pemberton]. Teria que o defender e lembro-me de ficar aliviado ao saber disso. Jogam bem como equipa, gastam sempre os 24 segundos e apostam nos jovens. Têm muita energia no banco e no cinco inicial e vai ser um desafio complicado», analisou ainda o extremo/base Omlid recordando o confronto da 1.ª volta que os homens de Fernando Sá ganharam por 80-61 e no qual se destacaram Devyn Marble (18 pts, 6 res), Miguel Queiroz (14 pts, 6 res) e Toney Douglas (11 pts, 6 res, 6 ass). Tanner ficou-se pelos 2 pontos e 4 ressaltos em 14 minutos.

Quanto ao PAOK, única formação capaz de retirar o FC Porto do primeiro lugar, vai a Hungria defrontar o Szolnoki Olajbányász, último sem qualquer vitória. Nas duas últimas temporadas o FC Porto chegou aos quartos de finais.

Igualmente na Taça Europa, mas apenas entrando em ação sábado, o Sporting (1 v-4 d) recebe no Pavilhão João Rocha os polacos do Wloclawek (2.º, 3 v-2 d) para a 6.ª jornada do Grupo D, mas já sem hipóteses de seguir em frente na prova.