A Lancia é um dos construtores icónicos da história dos ralis, e a partir do próximo ano volta a competir com um programa oficial na modalidade – chegando ao Europeu de Ralis (ERC) em 2026.

O Ypsilon Rally4 HF é o modelo escolhido pela marca do grupo Stellantis, com 212 cv de potência e já disponível para encomenda a partir dos 74.500 euros.
Em 2025 surge o Trofeo Lancia Rally em Itália, cujos pilotos competirão não só por prémios monetários e troféus, como também pela possibilidade de integrar a equipa oficial Lancia Corse HF no ERC em 2026 – que fica reservada ao campeão.

O desenvolvimento do carro contou com o apoio do lendário piloto Miki Biasion, tal como a versão de estrada – o Ypsilon HF totalmente elétrico, com 280 cv de potência, que já está disponível os showrooms 160 Casa Lancia em Itália.

Luca Napolitano, diretor-executivo da Lancia, afirmou em comunicado: ‘O ano de 2025 marcará o regresso da Lancia ao automobilismo, ao almejarmos restabelecer a nossa presença em competições de automobilismo contemporâneas. Com um misto de tradição e inovação, a Lancia olha para o futuro com paixão e ambição. Com 2026 destinado a ser o ano do porta-bandeira Gamma, que será produzido na fábrica da Stellantis em Melfi, 2025 é dedicado ao regresso do icónico nome HF, que surgirá primeiro no Ypsilon e mais tarde aparecerá no Gamma e no novo Delta com o rótulo «HF Integrale». Sempre que HF for mencionado, ninguém pode ajudar a não ser recordar os lendários Stratos, 037 e Delta, que dominaram os ralis durante 20 anos, ganhando um total der 15 campeonatos do mundo de pilotos e de construtores – um recorde que ainda não foi batido. Sempre fomos líderes no automobilismo e nos ralis, mas agora com uma marca registada de elegância e simplicidade que nos destaca, estamos a voltar aos Rally 4, a categoria de desenvolvimento dos pilotos profissionais de amanhã, enquanto procuramos melhorar face ao nosso passado com paixão e orgulho’.