
O novo motor V4 da Yamaha para o MotoGP está prestes a fazer a sua estreia em pistas europeias – num teste privado em Valência já esta semana.
De acordo com o site Motorsport.com, o construtor de Iwata planeia testar no Circuito Ricardo Tormo amanhã e quarta-feira, com Augusto Fernández e Cal Crutchlow.
Andrea Dovizioso também está com a Yamaha e foi particularmente alocado ao projeto do novo motor. No entanto, sofreu recentemente um incidente doméstico que deixou uma clavícula fraturada e não pode pilotar.
Em fevereiro, o V4 foi testado em Sepang, numa versão muito inicial. Ainda não há uma previsão para este ser introduzido na moto de competição, uma vez que está sob desenvolvimento e ainda não há indicações claras sobre se é, ou não, substancialmente melhor do que o atual de quatro cilindros em linha.
A Yamaha continua a ser o único construtor do MotoGP sem um V4, depois da saída da Suzuki no fim de 2022. A necessidade de encontrar forma de recuperar competitividade depois da quebra dos últimos anos, assim como a pressão dos pilotos – em particular de Fabio Quartararo – levou a explorar esta via.