
O ABANCA obteve a certificação internacional FIDO (Fast IDentity Online) para o serviço ABANCA Key, a solução tecnológica de verificação da identidade digital desenvolvida pelo banco, que permite aos clientes validar as transações bancárias móveis “de forma segura e rápida”, desbloqueando o seu telefone, informa o banco espanhol.
A certificação FIDO foi atribuída pela FIDO Alliance, associação internacional que promove normas de autenticação digital mais robustas e simples do que as palavras-passe ou os códigos únicos. Este consórcio é constituído pelas tecnológicas Google, Apple, Microsoft, Amazon, Visa e outras, que se uniram para promover métodos de identidade digital mais robustos e fáceis de utilizar.
Com a certificação FIDO da Llave ABANCA, esta aliança global acredita que a solução implementada pelo banco cumpre os mais elevados padrões de verificação de identidade online.
A Llave ABANCA baseia-se na tecnologia de chave de acesso, também conhecida como ‘passkey’, que, em vez de palavras-passe, utiliza chaves de encriptação para a autenticação digital dos utilizadores. Uma vez ativado o serviço na aplicação de banca móvel, o cliente pode validar as suas transações bancárias com a chave encriptada, confirmando a sua identidade através do método de desbloqueio que configurou no seu telemóvel. “O sistema garante a privacidade dos dados biométricos do cliente, uma vez que estes são armazenados no dispositivo do cliente e apenas este tem acesso aos mesmos”, explica o banco em comunicado.
O ABANCA informa ainda que foi a primeira instituição financeira espanhola a implementar, em 2024, este serviço na sua aplicação para proporcionar aos seus clientes um fator de segurança adicional e ajudar a protegê-los contra tentativas fraudulentas de roubo de identidade, como o ‘phishing’ ou o ‘smishing’ (mensagens enviadas por SMS). Atualmente, mais de 42% dos utilizadores da banca móvel do banco utilizam esta solução “única no setor financeiro” para confirmar as suas transações a partir da aplicação.
Esta solução tecnológica inovadora pode ser ativada a partir da aplicação de ‘mobile banking’ do ABANCA, e pode ser configurada quer para uma utilização pontual, quer para validar as transações mais relevantes, como o envio de dinheiro, a criação de cartões virtuais ou a verificação do CVV do cartão, entre outras.