O Commerzabank anunciou nesta terça-feira que chegou a acordo com o banco Helaba Landesbank Hessen-Thüringen para ocupar a Central Business Tower (CBT), em Frankfurt durante 15 anos, a começar em 2028. A par da Commerzbank Tower, o edifício torna-se “a casa para as unidades de gestão do banco e do grupo”, revela a instituição em comunicado.

Com 52 andares para o Commerzbank, a CBT vai albergar 3200 trabalhadores da instituição financeira. Atualmente em construção, o edifício vai receber os primeiros inquilinos no final de 2028, estima o banco. O Commerzbank foi aconselhado na operação pela Hogan Lovells International LLP e pela BNP Paribas Real Estate GmbH. Já o Helaba teve a McDermott Will & Emery Rechtsanwälte Steuerberater LLP do seu lado.

O banco explica que, de momento, as funções centrais da empresa estão distribuídas por vários edifícios em Frankfurt e na cidade vizinha de Eschborn. Assim, pretendem introduzir um novo conceito no espaço de trabalho, com foco em encontros pessoais, reuniões híbridas e uma abordagem centrada no trabalho, de acordo com a instituição.

A torre de 205 metros tem na base um edifício no qual “vai ser integrada a fachada e o foyer da rotunda do banco histórico de 1891”, ilustra. O Commerzbank explica ainda que os dois edifícios vão estar ligados por um átrio envidraçado de vários andares. Paralelamente, vão ser criados espaços públicos na área bruta de cerca de 115 mil metros quadrados disponíveis. Isto inclui um restaurante de luxo, um café e uma sucursal do Museu Weltkulturen de Frankfurt, adianta o banco.

A membro do Conselho de Administração do Commerzbank responsável pelas áreas de Pessoal, Organização e Segurança, Sabine Mlnarsky, acredita que “a CBT é um edifício moderno, eficiente e sustentável, que reflete a identidade e cultura do Commerzbank e preenche os requisitos para um espaço de trabalho de vanguarda”.