
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que a coroa dinamarquesa (DKK) passou a ser suportada em todos os serviços TARGET do Eurosistema, incluindo o T2 (sistema de liquidação grossista em tempo real) e o TIPS (plataforma de pagamentos instantâneos).
Com esta integração, o Danmarks Nationalbank tornou-se no primeiro banco central fora da área do euro a participar nos três serviços TARGET com a sua moeda nacional, uma vez que a DKK já era utilizada no TARGET2-Securities (T2S), plataforma europeia para liquidação de valores mobiliários, desde 2018.
A inclusão da coroa dinamarquesa permite que os participantes no mercado dinamarquês realizem pagamentos grossistas e de retalho em tempo real, beneficiando de padrões comuns com a área do euro, gestão de liquidez otimizada e segurança reforçada. Esta realização resulta de uma colaboração entre o Danmarks Nationalbank e o Eurosistema desde 2020, com campanhas de testes e ensaios de migração conduzidos desde setembro de 2023 para garantir a integração nos sistemas.
O Danmarks Nationalbank solicitou a adesão ao T2 e ao TIPS em 2020 e o acordo de participação foi assinado em 2024.
Os Serviços TARGET são desenvolvidos e operados pelo Eurosistema e prestam serviços de infraestruturas de mercado financeiro em moeda do banco central, apoiando a integração financeira e a união dos mercados de capitais. Inclui mais de 40 mil bancos em todo o mundo e processa, de seis em seis dias, um valor próximo do PIB total da área do euro.
Recorde-se que, em novembro passado, o BCE e o banco central da Noruega, Norges Bank, assinaram um acordo para a adesão deste país também ao serviço de liquidação de pagamentos imediatos do Eurosistema. A inclusão da coroa norueguesa no TIPS está prevista para o primeiro semestre de 2028.