A Mastercard e a Feedzai, tecnológica portuguesa focada na prevenção de fraude financeira, estabeleceram uma parceria com o objetivo de facilitar aos bancos a missão de identificar e combater esquemas. As duas empresas alertam para o aumento de fraudes com recurso a inteligência artificial (IA), que afirmam terem tido um custo superior a 1 bilião de dólares em 2024, segundo o Global State of Scams Report 2024.

Tirando partido do alcance global da plataforma da Feedzai, o intuito é que exista uma larga implementação da Consumer Fraud Risk (CFR), pertencente à Mastercard, nas empresas abrangidas pela tecnológica portuguesa. “Em pagamentos de conta para conta, a CFR disponibiliza, tanto para a instituição que envia como para a que recebe, dados que ajudam a detetar e prevenir fraudes em tempo real”, explicam em comunicado. A título de exemplo, as empresas reforçam que, desde que ficou disponível no Reino Unido, em 2023, o valor das fraudes de pagamentos automáticos autorizados (APP, na sigla em inglês) diminuiu mais de 12 por cento, de acordo com os dados disponibilizados pelo Payment Systems Regulator.

O diretor de Soluções de Segurança da Mastercard, Johan Gerber, sublinha que “a fraude não só tem um impacto devastador nos consumidores, como está a ultrapassar o PIB de algumas economias”. “O crescimento exponencial das burlas sublinha a urgência das instituições financeiras adotarem soluções em tempo real baseadas em IA”, defende o CEO da Feedzai, Nuno Sebastião.

A Feedzai, através da sua plataforma, já chega a várias instituições financeiras a nível mundial, protegendo mais de mil milhões de consumidores e mais de 8 biliões de dólares em transações anualmente, segundo a mesma. A empresa analisa todas as operações digitais, desde transferências a pagamentos com cartão, e, esclarece, integra dados sobre o dispositivo, a rede e dados biométricos comportamentais para prevenir a perda de dinheiro antes que esta aconteça.