O grupo Ohuasi pretende trazer ao mercado financeiro soluções de investimento, informou nesta Quarta-feira, 23, em Luanda, o PCA da empresa, Augusto Baptista.

“Nós damos soluções de investimento, há várias soluções de investimento, há investimentos em imóveis, há investimentos em títulos e no fundo o que nós trazemos são soluções de investimento que dão mais rentabilidade do que as soluções tradicionais de investimento”, disse o presidente do conselho de administração da Ohausi.

Segundo Augusto Baptista, que falava à imprensa à margem do lançamento oficial da Ohuasi, a empresa chegou em Angola para fomentar o crescimento do mercado de capitais e oferecer soluções de investimento à medida e necessidades dos investidores.

O grupo, explicou, traz diferenciação porque na empresa os investidores podem conseguir investimentos de 15% ou 16%.

“Em vez de eu ter, por exemplo, um depósito que me paga 12%, 13% ou até mesmo 14%, eu na Ohuasi consigo investimentos que me paguem, por exemplo 15% ou 16% e. Se for um prazo mais longo, consigo ainda ir buscar uma rentabilidade melhor e maior”, sublinhou o responsável da sociedade gestora.

Entretanto, realçou que particulares e empresas interessados em investir podem dirigir-se ao Ohuasi. “Para os investidores de empresas, o valor a investir são 500 mil milhões de kwanzas e para particulares está a partir de 50 milhões de kwanzas”, detalhou.

A empresa, no entanto, está em processo de licenciamento junto do regulador para que tenha investidores.

Por outro lado, fez saber que a Ohuasi tem também a sua área social a ser investida, mas adiantou que é um trabalho em progresso, um tema que está também a ser considerado, sendo que o enfoque estará mais voltado para as temáticas da educação.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), Elmer Serrão, afirmou que a Ohuasi é uma sociedade distribuidora de organismos e investimento colectivo que funciona como um dinamizador de fundos de investimento que são instrumentos que permitem congregar pequenas poupanças não veículo a ser gerido por uma instituição financeira.

“Esse tipo de instituição não é nova no mercado, nós contamos já com 11 sociedades de investimento colectivo. É com grande expectativa que licenciamos a Ohuasi Investment. Enquanto reguladores do mercado, esperamos que ela possa contribuir com dinamismo, tecnologia, inovação para o nosso mercado”, perspectivou.

Elmer Serrão contou que a CMC lançou um desafio à Ohuasi, que é de olhar para os vários perfis de investimentos e de investidores do mercado de capitais.

“Nós temos investidores institucionais, mas também temos um potencial muito grande em termos de investimento de retalho, tanto pequenos investidores, e o desafio que lançamos para a Ohuasi é de criar produtos adaptados a esse perfil de investimento aos pequenos investidores”, acrescentou.

O grupo Ohuasi é composto pela sociedade gestora de fundos de investimento, Ohuasi Investment, e pela distribuidora de valores mobiliários, Ohuasi Tech.