As reclamações contra instituições financeiras angolanas cresceram 79,51% no IV trimestre de 2024, face ao mesmo período de 2023, com 13.083 reclamações, contra 7.288 nos últimos três meses do ano anterior, revelou o Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo o BNA, o aumento de reclamações face ao período homólogo à maior conscientização dos clientes das instituições financeiras, bem como ao “crescimento exponencial de reclamações sobre cartões de débitos, causado por constrangimentos registados na comunicação de alguns bancos com os serviços da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) entre Junho a Outubro de 2024”.

O relatório sobre o “Ranking das Reclamações do Sistema Financeiro Angolano no IV Trimestre de 2024” mostra, contudo, uma melhoria nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2024 face ao trimestre anterior, com uma queda de 11,31% nas reclamações registadas.

No período em referência, diz a Lusa, foram alvo de reclamações nove produtos/serviços, designadamente cartões de débito, prestação de serviços, contas de depósito à ordem, caixas automáticos/TPA [Terminal de Pagamento Automático], transferências ‘Mobile Banking’, crédito ao consumo e o produto cartões de crédito, no conjunto com um peso de 94,05% do total das queixas.