Mark Chavez é uma das cinco pessoas acusadas da morte por overdose de cetamina do ator da série “Friends”, Matthew Perry. Esta semana compareceu em tribunal e, através do seu advogado, expressou remorsos pelo sucedido.

De acordo com a agência Reuters, no Tribunal Distrital dos EUA, em Los Angeles, o médico ouviu a acusação por um único crime de conspiração por distribuir ilegalmente cetamina. Foi-lhe permitida a permanência em liberdade com a condição de pagamento de uma caução de 50.000 dólares, o equivalente a cerca de 42.200 euros.

Como parte das condições de fiança, o médico teve, também, de entregar o passaporte e foi proibido de exercer.

“O meu cliente está a aceitar a responsabilidade. Está a fazer tudo o que está ao seu alcance para cooperar, para ajudar nesta situação, e está incrivelmente arrependido”, disse Binninger no exterior do tribunal.

O advogado de defesa, Matt Binninger, acrescentou, também, que o arrependimento de Mark Chavez não se deve ao facto da situação ser referente a uma celebridade, mas sim porque era “alguém que estava a tentar procurar um tratamento”.

Apesar de ter estado sempre ao lado do advogado, com uma expressão abatida, o médico não fez qualquer comentário sobre a situação.

Michael Buckner

Além de Mark Chavez, outras quatro pessoas foram acusadas

Durante meses, foi investigado como é que o ator conseguiu ter acesso a uma quantidade tão elevada do anestésico cirúrgico, até que as autoridades chegaram a uma rede de cinco pessoas.

No esquema estavam incluídos dois médicos, Chavez e Salvador Plasencia (que se declarou inocente), o assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, Eric Fleming e e Jasveen Sagha.

O assistente pessoal admitiu ter injetado Perry, e o alegado intermediário que disse ter obtido a cetamina de Sangha, já se declararam culpados das acusações que lhes foram feitas.

Segundo a Reuters, as autoridades afirmaram que Salvador Plasencia comprou cetamina a Chavez e, em mensagens de texto, discutiram o montante a pagar. “Pergunto-me quanto é que este idiota vai pagar”, escreveram.

A acusação fala de uma ampla rede criminosa que envolvia pessoas próximas do ator e que se aproveitaram do seu problema de adição à cetamina. Matthew Perry teve anos de luta contra a toxicodependência que remontam ao seu tempo em "Friends".

Os suspeitos teriam usado uma linguagem codificada, referindo-se à cetamina como "Dr. Pepper", e tentaram encobrir o envolvimento na morte do ator.

Matthew Perry teve anos de luta contra a toxicodependência

O ator morreu em outubro do ano passado, aos 54 anos, vítima de overdose. Foi encontrado morto no jacuzzi de sua casa, a 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. Mais tarde, foi revelado que o óbito estaria relacionado com “efeito agudo” de cetamina – um anestésico usado no tratamento de depressão.

O ator ficou mundialmente conhecido por ter interpretado o papel de Chandler Bing na sitcom americana “Friends".

Reed Saxon

A série, que lhe valeu uma nomeação para o Emmy de melhor ator principal numa série de comédia em 2002, estreou em 1994 e manteve-se no ar durante 10 anos.