Numa palavra apenas: “pioneira”. Marta Pereira da Costa é um nome incontornável da guitarra portuguesa, não só por ter sido uma das primeiras a profissionalizar-se, como por ser dela - ao lado de Ricardo Costa Félix, seu ex-marido - o primeiro disco de fado onde essa mesma guitarra foi gravada exclusivamente por uma mulher. De lá para cá, já editou dois discos em nome próprio, entre eles “Sem Palavras”, em parceria com o pianista cubano Iván Melon Lewis, lançado este ano.

Ao Posto Emissor, Marta Pereira fez uma viagem até ao passado para explicar à BLITZ como nasceu o seu amor pela guitarra portuguesa, recordou os seus tempos como engenheira civil, o prazer de dar aulas de música e, também, a sua atuação na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e no Tiny Desk Concert, da rádio NPR, que apresentou a sua música a uma audiência global.

Neste episódio, falamos ainda do novo EP de Carminho, gravado em Chicago com o falecido Steve Albini, antecipamos os concertos da semana e lembramos a Grande Festa da Música Portuguesa, alusiva aos 40 anos volvidos sobre a primeira edição do (então) jornal BLITZ, a 12 de dezembro, na Meo Arena: Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, MARO e Gisela João fazem parte do cartaz.

Ouça aqui outros episódios do Posto Emissor: