Flávio Teixeira era um nome desconhecido para os portugueses até há relativamente pouco tempo. Passou, contudo, a ser sonante quando o empreendedor decidiu participar na última edição de Casados À Primeira Vista — uma vivência que dificilmente esquecerá e que o aproximou de um meio pelo qual está apaixonado desde criança: a televisão.

Ao longo dos diversos episódios, protagonizou vários dos principais momentos da experiência social da SIC ao lado de Alexandra Pedro, a mulher com quem 'deu o nó', literalmente, à primeira vista. No programa ficou ainda conhecido como um verdadeiro "menino da mamã", dada, naturalmente, a sua forte ligação com a mãe, Aldina Ferreira. Mas destacou-se, também, por outras razões!

Outro dos aspetos que caraterizou Flávio Teixeira e a sua participação, para além da sua constante boa-disposição, claro, foi o facto de não saber cozinhar a ponto de nem sequer saber descascar batatas. Este não era, aliás, um facto desconhecido para ninguém que acompanhou a última temporada de Casados À Primeira Vista, nem algo que o próprio sentiu necessidade de esconder.

Foi, assim, uma surpresa, sobretudo para o empreendedor natural de Oliveira de Azeméis, quando recebeu o convite para ser um dos rostos famosos a fazer parte da aventura 'ardente' do Hell's Kitchen Famosos. Apesar de ter sido uma vivência de curta duração, Flávio Teixeira sente-se feliz, orgulhoso e ainda mais realizado por ter tido a oportunidade de desafiar-se.

"Fiquei muito feliz [pelo convite], porque é mais uma oportunidade que me estão a dar. Também acabei por matar saudades daquele meio e conheci pessoas novas, fiz amizades novas. Tudo isso é muito importante e bom porque acaba por ser enriquecedor. E depois fiquei surpreendido porque não é o meu registo. Toda a gente sabe que eu não sei cozinhar", começou por contar ao site do Fama Show.

"É um programa de cozinha, é lógico que nesse aspeto eu nunca seria uma mais valia, nunca seria um candidato a ganhar, porque eu próprio assumi que não sei fazer absolutamente nada. Ou seja, no Hell's Kitchen foi o terceiro prato que eu cozinhei na minha vida toda", acrescentou logo depois, garantindo que não passa fome e que em cozinhados simples se safa. Agora no que toca a "pratos de autor", aí a conversa já é outra…

Independentemente disso, a verdade é que a experiência levou mesmo Flávio Teixeira a entusiasmar-se e a ganhar o gosto pela cozinha. Recentemente, por exemplo, partilhou nas suas redes sociais um prato que fez em casa: carapaus com arroz de feijão e tomate. Ao que parece as reações foram "muito boas" e há até quem já lhe peça para ir almoçar ou jantar à sua casa.

"Eu próprio já cozinho em casa, já tive esse gosto, já tenho essa vontade, e foi graças à minha entrada no programa, porque no fundo, mesmo que tu não saibas, acaba por ser viciante. São tantas horas a gravar que tu começas a ter o gosto e depois como tu aprendes coisas diferentes depois tens a vontade de replicar, de dar a conhecer às pessoas, à tua família, por exemplo, e então foi extremamente importante", revelou em entrevista.

Os elogios de Flávio Teixeira a Ljubomir Stanisic: "O melhor dos melhores"

Assim como os restantes rostos famosos que aceitaram dividir a cozinha com o chef Ljubomir Stanisic, Flávio Teixeira demonstrou desde logo o seu respeito para com este astro da cozinha em Portugal. E houve até, antes da experiência, quem lhe perguntasse se receava o chef e o seu tão caraterístico feitio. A resposta: não. "Senti-me super bem, super tranquilo, não tinha nenhum conflito com ele, sempre o respeitei e ouvi com atenção toda a informação que ele me deu", partilhou.

Tiago Caramujo

"Uma coisa é estarmos na cozinha da nossa casa, outra coisa é estramos numa cozinha de restaurante com o melhor dos melhores. Com um chef com uma personalidade e uma maneira de ser própria, extremamente profissional e se há alguém que te pode ensinar é ele. Agora o registo, isso vale o que vale. Para mim o importante era aprender e sair dali pelo menos com noções que não sabia até então. Nesse aspeto, gostei muito", afirmou ainda em exclusivo.

Além das aprendizagens que reteve no que toca ao universo da cozinha, o ex-participante de Casados À Primeira Vista detalhou outros aspetos em que Ljubomir o ajudou. "Aprendi coisas que não sabia e que me fazem bem na minha vida pessoal. A ser focado... O chef, uma das coisas que me disse foi 'tu tens dois ouvidos e uma boca, então ouve mais e fala menos', concentra-te. Aprendi coisas que vão ser essenciais no meu dia a dia", garantiu.

"Foi o momento mais feliz do programa": Flávio Teixeira recorda entrega do avental verde

Trata-se de um momento nunca antes visto no Hell's Kitchen Famosos. No primeiro episódio do programa da estação de Paço de Arcos, Ljubomir Stanisic decidiu entregar a Flávio Teixeira um avental verde, que é como quem diz, um avental de estagiário. Assim, o empreendedor poderia ajudar as duas equipas, vermelha e azul, ao mesmo tempo que ganharia mais algumas capacidades e competências na cozinha.

"Adorei, adorei, adorei, adorei. Foi o momento mais feliz do programa. A verdade é que eu pensei que ele me ia dizer assim 'olha ó Flavinho tu és boa pessoa mas tu tens a porta aberta para regressar de onde vieste porque tu não percebes absolutamente nada disto'. Então eu fiquei contente porque pelo menos tive a oportunidade de continuar lá", desabafou, sobre o assunto, Flávio Teixeira. Mas não se ficou por aí. Na verdade, o ex-participante da experiência social da SIC atribuiu também ao momento um significado especial.

"Há a equipa azul e a equipa vermelha e eu tive a oportunidade de representar os três grandes de Portugal. Ou seja, eu vesti de azul, vermelho e fui o único que vesti de verde, ou seja, o Sporting não ficou esquecido. Então, tive esse privilégio de poder também representar Porto, Benfica e Sporting. Fui o único que joguei nas três equipas", brincou em entrevista ao site do Fama Show.

Marco Costa: um dos nomes, para Flávio Teixeira, "favoritos" a ganhar o Hell's Kitchen Famosos

O ator Lourenço Ortigão, sempre consistente, empenhado e ousado entre os tachos e as panelas, foi o grande vencedor da primeira edição do Hell's Kitchen Famosos. Agora, com a mais recente temporada do programa no 'ar', há quem já aponte possíveis favoritos a conquistar o primeiro lugar. Neste caso, foi mesmo Flávio Teixeira a fazer questão de deixar a sua opinião.

O empreendedor de 44 anos não escondeu o facto de estar inclinado para a possibilidade de o pasteleiro Marco Costa ser um candidato a vencer o programa. "Para mim é um dos grandes favoritos a ganhar o prémio final. É uma pessoa que eu já admirava porque foi subindo degrau a degrau", disse sobre o companheiro de Carolina Pinto.

Fama Show

"Normalmente as pessoas criticam quem vem de reality shows, mas a verdade é que foi uma porta para ele e ele soube aproveitar porque tem uma profissão específica. E foi uma rampa de lançamento! Mas ele nunca deixou de ser o Marco pasteleiro, de subir, de trabalhar nessa área, de expandir o negócio. Começou com a tortinha de laranja e hoje em dia tem o que tem", afirmou sobre Marco Costa, Flávio Teixeira. Mas acrescentou mais!

"É uma pessoa que eu valorizo muito, porque é muito trabalhador. E deu para perceber isso no programa! É muito focado, muito profissional, é exigente com ele e também com a equipa. E, sim, gostei muito de conhecê-lo porque também foi a pessoa que me deu ali a mão quando eu estava aflito, que não me deixou abalar...", fez questão ainda de enaltecer o empreendedor, destacando a ajuda do pasteleiro em vários momentos da sua participação no programa.

Como foi lidar com os famosos e qual o único receio de Flávio Teixeira fazer parte da 'cozinha dos infernos'?

Se dúvidas existissem de que Flávio Furtado teria dificuldade em integrar-se com figuras públicas, num ápice desvaneceram-se. E foi mesmo o próprio que garantiu que foi recebido pela brigadas do Hell's Kitchen sem "qualquer tipo de diferença". "Fui super bem tratado, fui muito acarinhado... e até nisso foi uma experiência", relatou.

"Muitas vezes nós até pensamos, eu já não porque já tenho a noção, há muita gente que pensa que são pessoas diferentes e na verdade somos todos iguais. Todos nós com problemas... Foi uma das coisas que eu também senti, mesmo de coração, foi a maneira como fui tratado e acarinhado", reforçou o ex-participante de Casados À Primeira Vista.

Fama de parte, que não o afugentou, a verdade é que com a sua participação Flávio Teixeira tinha apenas e somente um único receio: o facto de não saber cozinhar. "Eu vou chegar ali, vou estar com o melhor dos melhores, com pessoas que certamente sabem cozinhar e o meu medo era dizerem-me 'olha faz isto' e eu dizer 'eu nem sequer sei descascar batatas'", pensou, antes de aceitar o convite. Um medo que foi combatido e rapidamente ultrapassado. Agora, Flávio Teixeira tem várias ferramentas nas suas mãos para poder explorar, afincadamente, o gigante universo da cozinha... neste caso, na sua, já que foi o primeiro corrente a ser expulso da segunda temporada do Hells Kitchen Famosos.

Assista ao vídeo!