Em 1923, a BMW introduziu ao mundo a BMW R32, uma moto que viria a marcar o início de uma nova era na história da marca alemã e no desenvolvimento das motos como as conhecemos. Com a R32, a Bayerische Motoren Werke (BMW), até então conhecida pela produção de motores de aviões, não só entrou no mercado das duas rodas, como também estabeleceu padrões de engenharia que ainda hoje são a sua assinatura. O lançamento desta moto tornou-se um marco na indústria e definiu a identidade da BMW Motorrad, a divisão de motos da marca.

A Revolução Técnica

A BMW R32 foi concebida pelo engenheiro Max Friz, responsável pelo projeto revolucionário do motor que definiria o design das motos da BMW por décadas. O motor de dois cilindros opostos, conhecido como motor boxer, com 494 cc e uma potência de 8,5 cavalos a 3.200 rpm, tornou-se imediatamente um diferencial. Este tipo de motor proporcionava um centro de gravidade mais baixo, favorecendo a estabilidade e o equilíbrio da moto.

Além do motor boxer, a R32 introduziu outra característica inovadora: a transmissão por eixo cardã, em vez da tradicional corrente. Este sistema era não só mais durável, como também exigia menos manutenção, características que contribuíram para a fiabilidade das motos BMW ao longo do tempo.

Design Funcional e Elegante

A simplicidade do design da BMW R32 era notável. O quadro tubular em aço, rígido e robusto, sustentava o motor como parte integrante da estrutura da moto, uma inovação em termos de eficiência de peso e simplicidade de produção. O conjunto mecânico exposto, com linhas limpas e elegantes, refletia uma filosofia de design funcional, que hoje é uma assinatura da marca.

Com uma velocidade máxima de aproximadamente 95 km/h, a R32 era rápida para os padrões da época, mas o seu verdadeiro destaque era a fiabilidade. Enquanto outras marcas lutavam com problemas de manutenção e falhas mecânicas, a R32 era elogiada pela sua robustez e facilidade de operação.

A Base para o Futuro

Apesar de ser a primeira moto produzida pela BMW, a R32 foi muito mais do que apenas um ponto de partida. Ela estabeleceu as bases para o futuro desenvolvimento da BMW Motorrad, com conceitos técnicos que continuam a ser usados em modelos contemporâneos. A fórmula do motor boxer e da transmissão por eixo cardã, introduzida pela primeira vez na R32, foi aprimorada ao longo dos anos, mas mantém-se até hoje como uma característica central das motos BMW, especialmente na gama R Series.

A BMW R32 não foi apenas uma motocicleta inovadora para o seu tempo. Foi também uma afirmação da BMW como um fabricante que coloca a engenharia de precisão e a inovação técnica no centro da sua missão. Embora a BMW tenha evoluído e diversificado ao longo das décadas, com motos que cobrem segmentos que vão desde as viagens de aventura até ao desporto, a essência de inovação e qualidade apresentada pela R32 permanece viva em cada modelo.

Um Legado Intocável

Com a produção de apenas 3.090 unidades, a BMW R32 é hoje uma raridade e um ícone colecionável. Modelos bem preservados atingem valores elevados em leilões, e encontram-se em exposição em museus de todo o mundo, incluindo no Museu BMW em Munique. Para os entusiastas das duas rodas, a R32 é mais do que um veículo, é um símbolo do início de uma lenda.

A R32 não foi apenas o ponto de partida da história da BMW Motorrad, mas sim a moto que consolidou a abordagem da BMW: inovar sem comprometer a qualidade. Hoje, a BMW continua a ser uma referência no universo das motocicletas, e muito desse sucesso pode ser atribuído aos alicerces lançados há mais de 100 anos pela emblemática R32.