Melhorar a saúde cardíaca, a qualidade do sono e o humor são apenas alguns dos muitos benefícios que a caminhada pode trazer.

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine concluiu que caminhar pode acrescentar mais 11 anos à sua vida - especificamente, se caminhar 160 minutos por dia a 5 km/h.

A referida investigação avaliou adultos americanos com 40 anos ou mais e analisou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES).

Leia Também: Coma esta fruta todos os dias e reduza o risco de depressão

Os participantes usaram monitores de atividade física durante, pelo menos, quatro dias. Os investigadores criaram, então, um modelo matemático para prever como diferentes níveis de atividade física poderiam influenciar a sua expectativa de vida.

Ao comparar os participantes mais ativos com os menos ativos, os investigadores descobriram que os participantes mais ativos fisicamente tendiam a ter uma maior expectativa de vida. E, claro, perceberam que 25% das pessoas mais ativas no estudo caminhavam 160 minutos por dia a 5 km/h.

Com base nisto, os investigadores estimaram que, se todas as pessoas aumentassem a sua atividade a esse nível, poderiam aumentar a sua expectativa de vida de 78,6 para 84 anos - um aumento de mais de cinco anos.

"Este estudo promove a importância de um estilo de vida ativo em detrimento do sedentarismo", afirmou Alisha Goodrum, médica clínica da PlushCare. "Embora as condições socioeconómicas e as condições de saúde básicas afetem os níveis de atividade, caminhar é uma atividade física gratuita que beneficia a todos."

Leia Também: A prancha alternativa que deixa a barriga tonificada