Quantos cafés é que bebe por dia? Será que existe um número ideal? Que consequências pode trazer para a saúde se exagerar? São várias as questões que pode estar a pensar e todas bastante pertinentes neste que é o Dia Mundial do Café.

A bebida tem várias datas ao longo do ano. Uma das mais conhecidas é assinalada esta segunda-feira, 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Já a 1 de outubro, acontece o Dia Internacional do Café, uma iniciativa do International Coffee Organization.

Leia Também: Horário das refeições pode ser o 'segredo' para melhorar saúde do coração

Seja qual for a data, é sempre importante saber qual o número máximo de cafés que deve beber por dia. “Até 400 miligramas de cafeína por dia parecem ser seguros para a maioria dos adultos”, revela a Mayo Clinic.

Este valor junta várias fontes de cafeína, como café, bebidas energéticas e refrigerantes. “Atendendo a esta recomendação e ao teor médio de cafeína presente no café em Portugal, bem como aos diferentes alimentos onde esta poderá estar presente, aconselha-se um consumo médio de dois a três cafés por dia, em adultos saudáveis", revela um artigo da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Apesar desta recomendação, "deve ser sempre respeitada a suscetibilidade individual à cafeína", continua a associação.

Contudo, deverá ter sempre atenção aos efeitos do café no organismo. "As pessoas podem sentir nervosismo e frequência cardíaca elevada. Os sintomas podem ser sentidos durante uma crise de ansiedade", revela ao jornal The Guardian o professor de nutrição Edward Giovannucci.

Leia Também: Estudo avaliou a relação entre pais com Alzheimer e cérebros dos filhos