A Honda deu um importante passo no seu compromisso com a eletrificação, ao inaugurar um centro de desenvolvimento dedicado às baterias de estado sólido. Este avanço estratégico é crucial para a meta do fabricante japonês de alcançar a neutralidade carbónica, prometendo revolucionar os sectores das motos e dos veículos elétricos ao abordar os desafios atuais de autonomia, peso e tempos de carregamento inerentes às baterias de iões de lítio.

A nova linha piloto de investigação e desenvolvimento encontra-se no centro técnico da Honda em Sakura, Tochigi, ocupando uma área superior a 27.000 metros quadrados. Os preparativos estão em fase final, com as operações previstas para arrancar em Janeiro de 2025. Esta instalação não apenas impulsionará a criação de tecnologias de baterias de estado sólido, mas também permitirá simular os processos necessários para a produção em larga escala.

A marca nipónica prevê integrar estas baterias nos seus modelos elétricos na segunda metade desta década, marcando uma viragem no panorama da mobilidade sustentável.

Baterias de estado sólido: a próxima geração

As baterias de estado sólido distinguem-se das atuais baterias de iões de lítio por utilizarem materiais sólidos em vez de eletrólitos líquidos. Esta mudança permite uma densidade energética significativamente maior, reduzindo o peso e melhorando a segurança. As projeções indicam que estas baterias poderão duplicar a autonomia dos veículos elétricos até ao final da década, passando, por exemplo, de 500 km para 1.000 km por carga.

Além disso, espera-se que consigam reduzir os tempos de carregamento e o peso das baterias em 35% até 2030, alcançando uma redução de até 45% na década seguinte. Outra vantagem crucial reside no menor risco de incêndio, dado que as baterias de estado sólido libertam menos gases inflamáveis e oferecem maior estabilidade em temperaturas elevadas.

Aplicações além dos automóveis

O impacto desta tecnologia não se limitará aos automóveis elétricos. A Honda pretende alargar o seu uso a motocicletas, aeronaves e outros dispositivos de mobilidade avançada. Na recente feira EICMA, em Milão, a marca revelou o EV Fun Concept, um protótipo que indica o rumo dos futuros modelos elétricos da empresa. Embora este conceito ainda utilize baterias de iões de lítio, a Honda assegura que o seu desempenho é equiparável ao de uma moto de combustão de média cilindrada.

A adoção das baterias de estado sólido também poderá dar nova vida a modelos icónicos como a Honda NM4. Lançada em 2014 e inspirada em designs futuristas de ficção científica, esta moto destacou-se pela sua estética e tecnologia inovadoras. A integração desta nova geração de baterias pode impulsionar o renascimento do modelo, agora com uma abordagem mais avançada e eficiente.

Com esta aposta nas baterias de estado sólido, a Honda reforça o seu compromisso com a inovação e com um futuro mais sustentável, liderando o sector rumo a uma mobilidade eletrificada de alto desempenho e menor impacto ambiental.

Fábrica da Honda dedicada na produção e investigação das baterias em estado sólido