A muito antecipada Husqvarna Vitpilen 801 foi oficialmente lançada esta quarta-feira. Com um estilo inspirado nas roadster, esta moto propõe-se a ‘romper com o normal’.

Motor

O motor é um bicilíndrico paralelo DOHC com 799 centímetros cúbicos de cilindrada, capaz de debitar impressionantes 105 cv às 9.250 rotações por minuto e 87 Nm de binário às 8.000 rpm. A caixa é de seis velocidades. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+, reivindicando consumos de 4,5 litros por cada 100 km.

Ergonomia e design

O assento de duas peças combina desempenho e conforto, com um espaço mais estreito para o condutor à frente e acesso fácil ao solo. Há espaço para um passageiro, sendo estofado com uma espuma confortável.

A Husqvarna optou por um estilo inspirado nas roadster, com uma carenagem a envolver de forma apertada o motor e o quadro, concebida também para ligar o corpo do condutor à moto de forma ergonómica. A decoração pode ser em cinzento ou amarelo.

Ciclística

O quadro é em aço, e à frente encontra-se uma forquilha USD WP APEX com 43 milímetros, ajustável em compressão e ressalto para melhorar o contacto da moto com o piso, sendo o curso de 140 milímetros. Atrás, a suspensão é constituída por um monoamortecedor WP APEX ajustável em ressalto e pré-carga, com curso de 150 mm.

Com sistema ABS Bosch 9.3 MP que inclui Cornering ABS e modo supermoto (que pode ser desativado), os travões J.Juan são compostos por dois discos de 300 mm e pinça radial de quatro êmbolos na roda frontal, assim como um disco de 240 mm e pinça flutuante de um êmbolo na roda traseira. O Power Assist Slipper Clutch (PASC) assegura máxima estabilidade em travagem forte, mas também maximiza a tração em aceleração forte.

As jantes em alumínio são de 17 polegadas, calçando pneus Michelin Road 6.

Eletrónica

Ao nível de eletrónica, a nova Husqvarna Vitpilen 801 está na linha da frente da modernidade. Há quatro modos de condução que alteram o desempenho do motor (Street, Sport e Rain, tal como Dynamic).

O condutor dispõe, igualmente, de Easy Shift (opcional) que auxilia nas passagens de caixa, Cornering ABS e controlo de tração Cornering MTC. A moto adapta-se, assim, facilmente a qualquer estilo de condução e condições da estrada.

O modo Supermoto do ABS desativa-o na roda traseira e reduz a intervenção na roda dianteira, o que permite bloquear a roda de trás e virar em curvas mais apertadas. Há acelerador ride-by-wire e Sistema de Gestão de Motor. Opcionalmente, podem funcionar o travão motor Motor Slip Regulation (MSR), o modo de controlo anti-cavalinho e o controlo de velocidade de cruzeiro.

Conectividade e painel de instrumentos

O painel de instrumentos da Vitpilen 801 assenta num ecrã TFT a cores de cinco polegadas, com conexão ao smartphone através da app Ride Husqvarna Motorcycles. Está disponível navegação curva-a-curva e é possível controlar as chamadas telefónicas e a seleção musical.

O condutor pode ligar o sistema a um auscultador de capacete por Bluetooth, controlando o que ouve e o volume através de botões no guiador – ao mesmo tempo que pode consultar a informação no ecrã TFT. A iluminação inclui um novo projetor de lente Bi-LED no farol dianteiro, que contribui para a identidade da moto.

  • MOTOR bicilíndrico paralelo DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida
  • CILINDRADA 799 cc
  • POTÊNCIA 105 cv (77 kw) @9.250 rpm
  • BINÁRIO 87 Nm @8.000 rpm
  • CAIXA 6 velocidades
  • QUADRO em aço, com subquadro em alumínio
  • DEPÓSITO 14 litros
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha USD WP-APEX ajustável em compressão e ressalto, curso de 140 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor WP-APEX ajustável em ressalto e pré-carga, curso de 150 mm
  • TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 300 mm, duas pinças radiais de quatro êmbolos
  • TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça flutuante de um êmbolo
  • PNEU DIANTEIRO Michelin Road 6 R 17
  • PNEU TRASEIRO Michelin Road R 17
  • DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm
  • ALTURA DO ASSENTO 820 mm
  • PESO 180 kg (sem combustível)