Seja para terminar uma relação, demitir um funcionário, falar sobre finanças ou abordar 'o elefante na sala', a maneira como inicia a conversa é a parte mais importante.

Se for muito agressivo, a outra pessoa pode retrair-se e ficar na defensiva, por exemplo. Por outro lado, se for muito brando e modesto, podem ficar desconfiados dos seus motivos.

Desta forma, o melhor é preparar a conversa difícil que tem de ter. O livro 'The Next Conversation: Argue Less, Talk More', de Jefferson Fisher, citado pelo site Oprah Daily, apresenta três regras de ouro que lhe poderão ser úteis.

Leia Também: A sua família é tóxica? Preste atenção a estes sinais

1 - Escolha a altura certa
"Se vai ter uma conversa difícil, remova quaisquer fatores externos que a tornem mais difícil: encontre um ambiente privado e confortável, escolha um momento em que nenhum de vocês esteja apressado ou stressado, e elimine quaisquer potenciais interrupções."

2 - Deixe de lado as gentilezas
"Seja direto e transparente desde o início. Comece a conversa dizendo-lhes logo que tipo de conversa estão prestes a ter. Pode usar expressões como: 'Isto vai ser difícil de ouvir'; 'Tenho algo desconfortável para te dizer'; 'Não vai ser fácil falar sobre isto'. Esse tipo de abordagem é mais aberto e honesto. E sim, mesmo que pareça mais desconfortável ou angustiante, é mais gentil."

3 - Vá direto ao assunto
"Comece com a sua conclusão. Por outras palavras, imagine que está a fazer uma apresentação e chega a parte em que diz: "Em suma". Comece a conversa por aí. Assim, vai direto ao assunto e explica logo o seu raciocínio."

Leia Também: Idosos solteiros correm menos risco de demência, revela estudo