A Ducati Scrambler surgiu há dez anos, e a efeméride foi assinalada em grande, com a Scrambler 10º Anniversario Rizoma Edition – cuja chegada já era antecipada há algum tempo. A produção está limitada a 500 unidades, chegando em março de 2025.

Fruto de uma parceria com a Rizoma, que pela primeira vez contribuiu diretamente no design da moto, tem desde logo acabamentos em Metal Rose como uma das características pensadas pela marca de componentes. A pintura, definida em colaboração com o Centro Stile Ducati, conjuga o branco Stone White, Preto e Metal Rose.

No depósito de combustível com 14,5 litros de capacidade, motor, componentes do chassis, sistema de escape e espelhos retrovisores domina o Preto, enquanto as capas, poisa-pés e vidro surgem em Metal Rose. O Stone White é aplicado na tampa do depósito e no guarda-lamas.

Esta Scrambler tem um motor de dois cilindros em L com distribuição desmodrómica, cuja cilindrada é de 803 centímetros cúbicos. Debita 73 cv de potência às 8.250 rotações por minuto e 65,2 Nm de binário às 7.000 rpm, estando associado a uma caixa de seis velocidades. O sistema de escape inclui silenciador em aço inoxidável.

O quadro é do tipo treliça em aço tubular, encontrando-se suspensões compostas por uma forquilha USD da Kayaba à frente e por um amortecedor ajustável em pré-carga atrás. As jantes em liga leve calçam pneus Pirelli MT 60 RS, medindo 18 polegadas à frente e 17 polegadas atrás.

Quanto ao sistema de travagem, inclui Cornering ABS da Bosch em ambas as rodas. Na dianteira há um disco de 330 milímetros e pinça radial de quatro êmbolos, ao passo que na roda traseira encontramos um disco de 245 mm e uma pinça flutuante de um êmbolo.

A bordo, o condutor encontra um ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas no painel de instrumentos. A Scrambler 10º Annivesario Rizoma Edition inclui modos de condução, modos de potência, controlo de tração DTC, luzes de iluminação diurna e iluminação totalmente em LED.

A moto pode transportar o condutor e um passageiro, oferecendo de série uma tomada USB debaixo do assento. A Rizoma assina também componentes em alumínio como as manetes do travão frontal e embraiagem. Disponíveis opcionalmente estão o Ducati Multimedia System e o Ducati Quick Shift.

  • MOTOR bicilíndrico L-Twin, distribuição desmodrómica, 4 válvulas, refrigeração a ar
  • CILINDRADA 803 cc
  • POTÊNCIA 73 cv (53,6 kW) @8.250 rpm
  • BINÁRIO 65,2 Nm @7.000 rpm
  • CAIXA seis velocidades
  • QUADRO treliça, aço tubular
  • DEPÓSITO 14,5 litros
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha USD Kayaba de 41 milímetros
  • SUSPENSÃO TRASEIRA amortecedor Kayaba ajustável em pré-carga
  • TRAVÃO DIANTEIRO disco de 330 mm, pinça radial de quatro êmbolos, Cornering ABS Bosch
  • TRAVÃO TRASEIRO disco de 245 mm, pinça flutuante de um êmbolo, Cornering ABS Bosch
  • PNEU DIANTEIRO Pirelli MT 60 RS 110/80 R18
  • PNEU TRASEIRO Pirelli MT 60 RS 180/55 R17
  • DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.449 mm
  • ALTURA DO ASSENTO 795 mm (810 mm com acessório assento alto, 780 mm com acessório assento baixo)
  • PESO 176 kg