Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveram um sistema de lubrificação sustentável que melhora consideravelmente a resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse ontem que a falta de progressos na transição energética e na reflorestação são “a maior ameaça à existência da humanidade”.
Portugal piorou em matéria de desempenho climático e desceu duas posições num índice anual, ainda que continue na lista dos países mais bem classificados.
A associação ambientalista Zero defendeu hoje que Portugal tem de aumentar os esforços na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor dos transportes, que podem ser fator de aumento das emissões este ano.
O líder da ACEMEL afirma que a tendência, no próximo ano, será para manter os preços da luz. João Serra olha ainda com expectativa as possibilidades que os contadores inteligentes abrem.
Comercializadoras entendem que o novo modelo de financiamento da tarifa social é "errado", pelo que recorreram a Bruxelas, pedindo um parecer que dê força à sua posição. Contam ter resposta este ano.
A ACEMEL aponta contradições no licenciamento de energias renováveis em Portugal. Afirma também que é preciso "oleá-lo" quanto às baterias, um negócio onde vê espaço para as comercializadoras.
Em janeiro de 2022, a explosão mais poderosa alguma vez registada com instrumentos modernos abalou o Pacífico Sul. Agora, os cientistas identificaram um sinal misterioso que precedeu o evento estrondoso. Premonição & explosão Hunga...
Depois de ter declarado a insolvência da fábrica de equipamentos de hidrogénio verde, em Benavente, a Fusion Fuel procura reerguer-se apostando no negócio do gás.
Uma equipa de químicos da universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, descobriu como transformar certos plásticos em sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos, o que poderá ajudar a resolver o problema da poluição por plástico.
O Observatório do Mar dos Açores (OMA) está a desenvolver um programa educativo “único” de literacia para o mar, que já atingiu mais de 125 mil crianças em idade escolar na ilha do Faial, ao longo dos últimos 12 anos.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, avisou esta terça-feira os chefes de Estado e de governo do G20 que “o fim da era dos combustíveis fósseis é inevitável”
A EDP Comercial vai reduzir a componente de preço da eletricidade para os clientes residenciais, em 6%. Uma quebra que deverá refletir-se no global da fatura, se a proposta do regulador for aprovada.
Ativistas da Greenpeace colocaram na segunda-feira objetos de um tornado na África do Sul em frente à sede da TotalEnergies, em Paris, exigindo a tributação dos gigantes do petróleo e do gás em benefício do fundo para desastres climáticos.
A Câmara de Faro vai atribuir em hasta pública três licenças para operadores de trotinetes e bicicletas elétricas de uso partilhado, por um período de dois anos até ao limite de quatro anos, foi hoje anunciado.
"Falar de saneamento e perceber a sua importância para o ambiente, para o bem-estar e saúde pública é, também, um direito e um dever de todos nós, uma vez que a interação com a água é permanente e essencial".
Os objetivos de temperatura do Acordo de Paris podem não ser atingidos se a absorção passiva de CO2 for contabilizada como uma remoção no cálculo do total de emissões antropogénicas.
O secretário de Estado do Ambiente defendeu hoje o contributo de mais países para o financiamento do combate às alterações climáticas, uma responsabilidade que deve ser partilhada com os países em desenvolvimento com elevados níveis de emissões.
Partes da Grande Barreira de Coral da Austrália sofreram a maior mortalidade de corais alguma vez registada e os cientistas temem que o resto do ecossistema possa sofrer o mesmo destino, foi hoje anunciado.
Os países ricos e os países em desenvolvimento retomaram ontem as negociações na conferência da ONU sobre o clima, em Baku, mas é no Rio de Janeiro que os líderes das 20 maiores potências podem quebrar o impasse.
Paulo Veiga, Presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga e ex-Ministro do Mar de Cabo Verde explicou à Green Savers a importância do Ocean Summit 2024 - A Vision for the World e o impacto que pode ter na promoção de soluções inovadoras para a preservação dos oceanos e o desenvolvimento da economia