
Quer tenha um jardim cheio de flores, uma horta de vegetais ou esteja apenas a tentar manter viva aquela planta solitária na sua sala de estar, de certeza que costuma procurar novas maneiras de fazer com que elas cresçam.
Um dos truques que já deve ter ouvido falar é usar cascas de ovos no solo da sua planta. Mas será que isso realmente funciona?
Cheyan DuVal, vendedor da Palm Street, e Paris Lalicata, especialista em plantas do The Sill, citados pelo Real Simple, responderam a esta dúvida.
Leia Também: Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas
Sim, as cascas de ovos podem ser benéficas para algumas plantas. O vendedor da Palm Street, Cheyan DuVal, explica, inclusivamente que as "cascas de ovos contêm muito cálcio, que é um nutriente crucial para muitas plantas, e pode ajudar a neutralizar a acidez ou o pH do substrato".
No entanto, isso não significa que deva simplesmente inserir cascas de ovos no vaso ou no solo de uma planta de qualquer forma. A especialista em plantas do Sill, Paris Lalicata, explica: "Cascas de ovos levam tempo para se decompor e permitem que o cálcio fique disponível, então não é uma solução rápida."
Antes de preparar as suas cascas de ovos (é um pequeno processo), deve primeiro ver se a sua planta pode realmente beneficiar de cálcio adicional. Lalicata observa que as plantas de jardim que produzem frutas, como tomates, podem beneficiar das cascas de ovos. Por outro lado, plantas domésticas não precisam realmente de cálcio extra, porque a mistura padrão geralmente fornece nutrientes suficientes.
Leia Também: Estas cinco plantas são ideais para quem não tem muito tempo