![Lisboa Cultura(L): Um encontro para celebrar e estudar a obra de Fernando Pessoa](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Nos próximos dias 12 a 14 de fevereiro, o auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian será a casa que vai acolher um evento de elevada importância cultural: o Congresso Internacional Fernando Pessoa.
Este encontro científico celebra um dos mais ilustres poetas e escritores portugueses, cujo legado literário continua a influenciar e inspirar leitores de todas as gerações.
A Casa Fernando Pessoa, sob gestão da Egeac/Lisboa Cultura, com a sua direção e equipa, tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos estudos pessoanos e literários. A investigação e o estudo são funções essenciais dos museus, que vão além da mera exibição de objetos históricos. Estes espaços tornam-se centros vivos de produção de conhecimento, contribuindo este em particular, para uma compreensão mais profunda da obra de Pessoa.
É neste contexto que todos os dias, a Casa Fernando Pessoa recebe visitas de grupos de alunos que estudam o poeta nas suas escolas, mas também promove e assume a responsabilidade, enquanto tutora deste património, da concretização de eventos e atividades que destacam a relevância do poeta na literatura mundial.
A organização deste Congresso, realizado a cada quatro anos, é uma forma de valorizar esse legado de Fernando Pessoa que, ao reunir grandes especialistas da obra do poeta, apresenta-se igualmente como uma oportunidade única para professores e estudantes aprofundarem os seus conhecimentos e esclarecerem questões académicas.
A Egeac/Lisboa Cultura, através da Casa Fernando Pessoa, orgulha-se de contribuir para mais uma edição deste evento significativo, que enriquece o panorama cultural e académico de Lisboa, celebrando o brilhantismo de Fernando Pessoa e reforçando a relevância da cultura e da investigação na sociedade moderna.
Aqui fica, pois, um convite à participação neste Congresso, bem como o convite a todos os lisboetas e não só a visitarem a Casa Fernando Pessoa, assim como outros museus e espaços culturais que fazem de Lisboa uma cidade rica em diversidade, conhecimento, capacidade crítica e estímulo cultural.
Lisboa Cresce, Lisboa Agradece
Presidente Egeac/Lisboa Cultura