1. Diminua o consumo de alimentos processados

Alimentos como enlatados, enchidos (presunto, chouriço, linguiça, etc), fast food e alguns alimentos “prontos” geralmente possuem uma quantidade de sal exagerada.

2. Opte por cozinhar mais em casa

Preparar as suas refeições em casa permite um maior controlo na quantidade de sal que utiliza nos pratos, assim como consegue controlar os condimentos utilizados e a quantidade dos mesmos. Poderá evitar, deste modo, o sal e privilegiar o uso de ervas aromáticas como: alho em pó, manjericão, orégãos, tomilho, alecrim, entre outros.

3. Tenha atenção aos rótulos

Ao comprar alimentos industrializados verifique a quantidade de alguns ingredientes apresentados no rótulo como o sal. Opte pelos produtos que contêm um menor teor na sua composição.

4. Cuidado no momento de temperar

Ao cozinhar, comece por utilizar pouco sal e vá acrescentando à medida que seja necessário. O paladar vai-se adaptando e, desta forma, permite não abusar da quantidade de sal.

5. Não coloque o sal à disposição na mesa

Deve evitar colocar o sal de mesa à disposição no momento da refeição, uma vez que normalmente a quantidade utilizada é exagerada e evita que desfruta dos sabores na sua forma mais natural.

6. Tenha atenção a alguns alimentos, naturalmente ricos em sal

Queijos, curados, pão, sopas instantâneas e alimentos congelados normalmente possuem uma quantidade de sal em exagero, até como forma de conservação. Deve evitar o seu consumo diário.

7. Aposte na hidratação diária

Ingerir uma quantidade de água adequada ao longo do dia permite equilibrar os níveis de sódio no organismo.

Com estas sugestões poderá controlar os níveis de consumo de sal na sua alimentação, não comprometendo o sabor e paladar das refeições.

Nutricionista Holmes Place Boavista e Regional Nutrition Support 

Referências bibliográficas:

https://www.insa.min-saude.pt/artigo-o-sal-na-alimentacao-dos-portugueses/

Mattar R, de Campos Mazo DF, Carrilho FJ. Lactose intolerance: diagnosis, genetic, and clinical factors. Clin Exp Gastroenterol. 2012;5:113-121.

Branquinho VSF. Alergias e Intolerâncias Alimentares: Leite e Trigo Alimentos Complexos? Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. 2016.

Comissão Europeia. Regulamento (UE) n.º 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios. JO. 22.11.2011: L 304/18-63. http://data.europa.eu/eli/reg/2011/1169/oj