A Águas do Vale do Tejo informa que a descarga detetada no rio Sever, em Marvão, no dia 8 de abril, não teve origem na ETAR da Portagem, mas sim na rede pública gerida pela Águas do Alto Alentejo, entidade responsável pelo sistema em baixa no concelho de Marvão.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) propôs hoje um programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida até aos 5.000 euros na compra de viaturas totalmente elétricas, e abranger até 40.000 veículos em 2026.
Um projeto coordenado pela Universidade de Aveiro (UA) contraria a ideia de que os eucaliptais são desertos ecológicos, e mostra que a vida animal pode coexistir com as florestas de produção.
Um grupo de trabalho do Conselho Marítimo Europeu apelou hoje para o reforço da investigação sobre o oceano profundo, para alcançar uma gestão sustentável dessa "região", que representa cerca de 90% do volume global do oceano.
N’Gola, um gorila-ocidental-das-terras-baixas macho com 47 anos de idade foi eutanasiado no passado dia 7 de abril no Zoo de Zurique depois de anos de declínio do seu estado de saúde.
É já este domingo, dia 13, que a Sociedade Ponto Verde (SPV) se volta a juntar à Lisbon Eco Marathon, pelo terceiro ano consecutivo, enquanto Eco Partner do evento, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e promovendo a adoção de boas práticas ambientais em eventos de grande escala. A
São necessárias medidas urgentes para proteger as espécies ameaçadas, a saúde humana e a indústria dos impactos da contração do Mar Cáspio, segundo uma investigação conduzida pela Universidade de Leeds.
Paulo Santos sempre viveu no Ginjal, garante que esta é morada da família há três gerações e, perante a ordem de saída decretada pela proteção civil por razões de segurança, foi uma das vozes a afirmar “daqui não saio”.
‘AquaLab’ é o nome do projeto desenvolvido por três estudantes da licenciatura em Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, que conquistou o primeiro lugar do TecStorm.
Um novo documento destaca a troca de informações entre espécies como essencial para compreender a estabilidade dos ecossistemas numa era de alterações globais.
A praia da Fuseta, no concelho de Olhão, necessita de uma intervenção de emergência para repor 150 mil metros cúbicos de areia e garantir o seu usufruto na época balnear.
No 1.º trimestre de 2025, já foram recicladas, por via da recolha seletiva, mais de 116 mil toneladas de resíduos de embalagens em Portugal, revelam dados oficiais do SIGRE.
O Comité de Proteção do Meio Marinho aprovou uma nova área de emissões controladas no Atlântico, que abrange a costa portuguesa, anunciou hoje a Zero, elogiando a “decisão histórica” que permitirá reduzir a poluição atmosférica provocada pelos navios.
A EDP assinou um compromisso para o reforço dos esforços na transição energética no Brasil e no combate às alterações climáticas, num ano em que o país acolhe a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP30).
A Porto Business School anunciou, na passada sexta-feira, durante o seminário “Diálogo África-Europa – Sinergias para um Futuro Sustentável”, a intenção de criar um projeto de transição energética em África em dois anos.
Nathalie Ballan, fundadora da Sair da Casca e pioneira em sustentabilidade e inovação social em Portugal, foi distinguida com o prémio Green Woman na edição de 2025 dos Forbes Green ESG Awards, que reconhece personalidades que se destacam pelo seu contributo excecional para a transição ecológica e p
Equipa de cientistas diz que expansão urbana, exploração agrícola, poluição e alterações climáticas são das principais causas da perda de insetos nas florestas tropicais do planeta.
Segundo Carlos Silva, presidente da EMEL, “com este novo Parque Navegante residente, a EMEL continua a cumprir um dos principais pilares da sua ação, o contributo para a redução dos atravessamentos e circulação dos veículos particulares na cidade de Lisboa e incentivar o uso do transporte público e
As organizações The Caring Family Foundation (TCFF) e Associação Médicos da Floresta (AMDAF) anunciam hoje que estão a operar um autocarro construído especificamente para a prestação de cuidados de saúde, que já atendeu 2.100 indígenas brasileiros na Amazónia.