"Comemoramos hoje o aniversário do 25 de novembro de 1975, uma data que garantiu a liberdade conquistada pelo povo português em 25 de abril de 1974. O 25 de novembro simboliza o triunfo da moderação sobre o extremismo", referiu Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos.
"Não temos dúvidas, perante o país, e nesta assembleia, uma nova maioria permitiu que se dissesse que sem esquecermos o 25 de Abril, este é o verdadeiro dia da liberdade em Portugal", afirmou o líder do Chega na cerimónia evocativa do 25 de novembro na Assembleia da República
"Sem ele, no momento em que ocorreu, não haveria 25 de Novembro de 1975, nem o que este significou de cenário vencedor dos vários cenários que cabiam na unidade feita de diversidades que foi o 25 de Abril", acrescentou o Presidente da República.
"Devemos recusar quem procura instrumentalizar, reescrever o passado, alcançar ganhos efémeros do presente. Invariavelmente quem o faz, falha no seu dever de respeito para com a memória de quem se bateu pela liberdade e rapidamente descobrirá que não vai retirar qualquer vantagem da quebra dessa con
"Uma nova derrota, sendo que a primeira que aconteceu em 25 de abril de 1974 quando a deriva totalitária foi derrotada pelos portugueses nas urnas e depois novamente em 25 de novembro", disseram os liberais.
Depois de anunciar a demissão de 5.500 trabalhadores, a Bosch revela agora cortes salariais e uma semana mais curta. Recessão na Alemanha assombra o negócio do grupo.
Pelo PS, o deputado Pedro Delgado Alves citou o histórico Manuel Alegre – cujo poema “Abril de Abril” recitou para fechar a sua intervenção – para defender que “o 25 de Novembro não foi uma vitória da direita sobre a esquerda”.
"O 25 de novembro foi o que foi e não vale a pena fazer contra história, inventar um passado alternativo para Portugal. Serve apenas a mitologia de uma certa direita que pretende normalizar o regime social do Estado Novo através da diabolização do PREC", afirmou Joana Mortágua.
"A nossa perda em Espanha é o ganho da Europa", disse Sánchez sobre Ribera que cessa funções no governo espanhol para assumir os cargos na União Europeia.
No hemiciclo, ramos de rosas brancas, símbolo da paz, adornavam o púlpito e a Mesa da Assembleia da República, local onde tradicionalmente costumam estar cravos vermelhos na sessão solene do 25 de Abril de 1974.
"Com o 25 de novembro ganhou a democracia e ganhou a liberdade. Foi um dia de enorme esperança para os portugueses. Por isto, neste dia solene, eu digo: Viva a liberdade, Viva a democracia, viva o 25 de novembro", disse Paulo Núncio.
A proposta do PS visa tornar definitiva, e alargar o âmbito da recente proibição temporária, que ainda se encontra em vigor, de os bancos poderem cobrar comissões por reembolso antecipado do crédito à habitação. A APB escreve aos deputados alertar para o desiquilíbrio financeiro da medida e risco pa
O deputado do Chega à Assembleia da República, Francisco Gomes, considerou que o Centro Internacional de Negócios (CINM), ou Zona Franca, não serve os interesses da Região, e vincou a necessidade do arquipélago ter investimento externo, que crie novos postos de trabalho e que aumente receitas.
"Esta parceria marca um passo importante na expansão da nossa oferta de serviços aéreos, integrando-nos numa rede global que nos permite oferecer soluções inovadoras e eficazes para os desafios logísticos onde o tempo é determinante", sustenta Joaquim Vale, administrador do Grupo Santos e Vale.
"É muito difícil prever quem será afetado e de que forma [com a nomeação de Donald Trump e a imposição de novas tarifas], mas será certamente um ambiente mais difícil para as indústrias automóvel e farmacêutica", afirma Anke Rindermann, diretor-geral da Morningstar DBRS.
A empresa diz já estar a investigar o problema que está a limitar o acesso dos utilizadores ao Exchange Online ou a funcionalidades do calendário do Microsoft Teams.
Depois de analisar as Estratégias e Planos de Adaptação às Alterações Climáticas de 14 autarquias portuguesas, a embaixadora do Pacto Climático Europeu concluiu que “a inclusão de medidas de alimentação e agricultura nas estratégias de adaptação às alterações climáticas e de planeamento do territóri
O índice regressou a tendência negativa e perdeu parte do terreno que tinha recuperado em outubro, quando subiu 1,1 pontos após quatro descidas mensais consecutivas.
Ao contrário do que indicavam as sondagens e as análises políticas, os romenos foram sensíveis aos argumentos da extrema-direita. A segunda volta decorre a 8 de dezembro.