Fátima Carioca, dean da AESE Business School, discute a adequação de competências presentes a necessidades futuras no mercado de trabalho, a reinvenção das organizações e o papel estruturante do trabalho para a pessoa
O professor José Ramalho Fontes disseca a captura do valor na cadeia de produção de vinho, soluções para um mercado atomizado e o papel de associações e instituições na construção de um ecossistema em torno do vinho
O jornalista João Palma-Ferreira analisa "a falta de estratégia" para a rede ferroviária e como "Portugal se mantém à margem" da evolução da ferrovia na Europa
Paulo Simões, sócio da Egon Zhender em Portugal, explora as lições a retirar do "excelente planeamento e brilhante execução" da Batalha de Aljubarrota, no dia em que se celebram os seus 639 anos
Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente Executivo da AIMMAP e membro da Comissão Executiva da CIP, explora "o idadismo no mundo do trabalho" e defende que "o futuro da economia portuguesa não pode ser construído apenas com jovens"
O Estado deve articular melhor a rede de farmácias com o SNS? As farmácias devem poder prescrever alguns medicamentos dispensando receita médica? Em debate, Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, e Luís Cunha Miranda, presidente do Colégio de Reumatologia da Ordem dos Médicos
Nuno Álvares Pereira, uma grande figura da Idade Média, leva-nos a refletir sobre a liderança atual. Estarão os líderes de hoje preparados para “saber sair de cena”?
O consultor e ex-Secretário de Estado Jorge Costa Oliveira defende que "se queremos cumprir o calendário exigente da transição energética", "vão ter de abrir imensas minas" para possibilitar a extração dos minérios necessários
Neste episódio, António Ramalho, gestor e ex-presidente do Novo Banco, reflete sobre se a perspetiva negativa sobre as empresas públicas se justifica por motivos ideológicos ou metodológicos e defende que "é necessário despirmos os dogmas ideológicos" ao refletir sobre "os instrumentos a utilizar pa
Neste episódio, Salvador da Cunha, gestor e CEO da Lift Consulting, defende que "a gestão da reputação das empresas, em Portugal, é uma daquelas ideias relativamente românticas mas sobre qual se faz muito pouco para medir e gerir"
Neste episódio, a gestora e mentora Carla Baltazar explica como "a arte de saber desligar" é importante para a produtividade e como uma boa gestão do período de férias implica preparar "o pré-férias e o pós-férias"
Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca, defende que "as marcas gostam de proximidade" e isso representa uma oportunidade para potenciar a oferta cultural, desportiva e recreativa em Portugal
Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, argumenta que a "capilaridade da rede de farmácias" permite melhorar a qualidade dos cuidados de saúde primários e poupar recursos dos cidadãos e do SNS
José Ribeiro e Castro defende que as comemorações dos 900 anos de Portugal não se devem concentrar "num só dia cerimonial" mas antes "celebrar as partes que compõem o processo da fundação" - a começar já em 2025
Neste episódio, Frederico Costa, CEO da Biometrid, defende que a revolução digital "vai acelerar muito" e explora os desafios e oportunidades que colocam às empresas e instituições. Porque "os cidadãos vão adotar massivamente" as novas tecnologias e "Portugal está en par com qualquer país do mundo"
Neste episódio, Paulo Simões, sócio da Egon Zehnder, explora como "construir uma narrativa é fundamental para o sucesso dos processos de mudança" a partir dos tratados de Tordesilhas.
Neste episódio, o especialista em assuntos europeus Paulo Sande analisa o contexto das eleições europeias e como estas representam "um teste, um desafio, uma sinecura eleitoral e uma última oportunidade" para a União Europeia.