Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), anunciou esta terça-feira que o registo de novos automóveis na União Europeia (UE) recuou 3% nos primeiros dois meses de 2025, pressionados pelos mercados italiano, alemão e francês aqueles que registaram maiores quedas.

Em comunicado a ACEA revelou que o número de novas matrículas caiu para 1.685.640 nos primeiros dois meses, contra 1.737.098 um ano antes. Associação destacou ainda o desempenho negativo de Itália (-6%), Alemanha (-4,6%) e França (-3,3%), que contrastaram com o aumento de 8,4% em Espanha.

O mês de fevereiro ficou marcado com por uma descida homóloga de 3,4%, tendo sido matriculadas 853.670 viaturas, com as maiores quedas a serem registadas na Alemanha (6,4%) e em Itália (6,2%).

De acordo com os dados agora revelados, os veículos 100% elétricos cresceram 28,4%, para 255.489 unidades, o que representa uma quota de marcado na União Europeia de 15,2%. Três dos quatro maiores mercados da UE, foram responsáveis ​​por 64% do total de novos registos de veículos 100% elétricos. A Alemanha com um crescimento de 41%, Bélgica com +38% e a Holanda +25%. Em sentido contrário, destaque para a França, que registou uma queda de 1,3%.

Por seu lado os veículos híbridos elétricos aumentaram em fevereiro em 18,7%, impulsionados pelo crescimento significativo nos quatro maiores mercados: França (+51,4%), Espanha (+31,5%), Itália (+10,4%) e Alemanha (+9,8%). Este crescimento levou a 594.059 unidades registadas nos dois primeiros meses de 2025, representando 35,2% da participação de mercado na UE.

Já o mercado de veículos híbridos plug-in voltou a recuar em fevereiro 5%, com um total de 124.947 unidades. Essa queda foi motivada principalmente pela forte queda em mercados-chave como Bélgica (-65,3%) e França (-49,3%). Desta forma, os veículos híbridos plug-in representavam no final de fevereiro 7,4% do total de vendas de automóveis novos na UE.

Por seu lado, os registos de novos veículos a gasolina registaram um declínio significativo de 20,5%, com todos os principais mercados em queda, com destaque para a França, onde as vendas de veículos movidos a motores a gasolina registaram uma queda de 27,5%, seguida pela Alemanha -24,9%, Itália -19% e da Espanha -13%.

Com 489.838 carros novos registados nos dois primeiros meses de 2025, a quota de mercado dos veículos a gasolina caiu para 29,1%, abaixo dos 35,5%registados durante o mesmo período de 2024.

Já as vendas automóveis com motor Diesel recaram 28%, resultando numa quota de mercado de 9,7%, nos dois primeiros meses de 2025. No geral, foram registadas quedas de dois dígitos na maioria dos mercados da UE.