O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a ser julgado por abuso de poder na vacinação contra a covid-19, refutou hoje a acusação e disse ter inoculado membros e funcionários com vacinas sobrantes.
O epidemiologista-chefe do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China (CDC) disse hoje que a probabilidade de o país sofrer "nova vaga de casos de covid-19" nos próximos meses é "insignificante".
O Centro de Controlo de Doenças da China assegurou que o número de mortes por covid-19 nos hospitais do país diminuiu 97,6% face ao pico registado em 04 de janeiro.
O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 subiu para os 1,02 a nível nacional e três regiões estão com este indicador acima do limiar de 1,00, estima o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
O Infarmed determinou hoje a suspensão da venda de máscaras cirúrgicas de um fabricante chinês que utiliza “marcação CE indevida”, dado “não existir evidência (prova) de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu”.
Um estudo hoje divulgado pela revista científica The Lancet confirma que nenhuma nova variante do coronavírus que causa a covid-19 foi detetada na China durante o surto de finais de 2022.
Portugal foi o segundo país da OCDE no qual o rendimento real dos agregados familiares mais diminuiu entre o início da crise da pandemia e o terceiro trimestre de 2022, indicam os últimos números comparáveis disponíveis da OCDE hoje divulgados.
Regulador da aviação abriu processos a 67 companhias aéreas por transportarem passageiros sem o respetivo certificado ou teste à Covid. Um quinto das multas ainda está por pagar.
Mais de 39 mil reações adversas (RAM) às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal até final de 2022, o que corresponde a 1,4 casos por cada 1.000 doses administradas, indica um relatório do Infarmed.
A China perdeu influência na Ásia, em 2022, devido ao isolamento a que se submeteu no âmbito da política 'zero covid', embora tenha aumentado a sua capacidade militar, segundo um estudo publicado hoje.
O Governo prorrogou até final de fevereiro as medidas de controlo da covid-19 aplicadas aos voos provenientes da China, que incluem a testagem aleatória de passageiros à chegada e a obrigatoriedade de um teste negativo no embarque.
O Tribunal de Contas Europeu considera que o REACT-EU “contribuiu para atrasos significativos no arranque dos programas da política de coesão no início de 2021‑2027”.
"Talvez as medidas e as políticas devam ser tomadas tendo em conta grupos de concelhos e não limitadas por aquilo que são fronteiras administrativas", indica investigador após estudo do IST e DGS.