A COVID-19 deixou um rasto de ânsia, havendo quem tema o seu regresso e, consequentemente, o de toda a logística que resultou da pandemia. Assim sendo, os peritos responderam se devemos temer uma nova...
A ministra da Presidência afirmou hoje que o Governo está a avaliar a tendência relativa a um aumento do número de casos de covid-19 em Portugal, mas adiantou que, para já, não vai tomar medidas adicionais preventivas.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) alertou hoje para o recente aumento da transmissão do vírus da covid-19 na União Europeia e do Espaço Económico Europeu (UE/EEE).
A Direção Geral de Saúde (DGS) defendeu que o uso de máscaras de proteção deve ser decidido por cada hospital, perante a evolução dos casos de COVID-19 em cada unidade e para proteger os mais frágeis.
As mortes por COVID-19 estão a aumentar na Ásia Oriental e no Médio Oriente, assim como as hospitalizações na Europa, num momento em que muitos países deixaram de fornecer estes dados, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Covid é equiparada a outras doenças respiratórias. No entanto, e com a época de outono-inverno a aproximar-se, há alguns cuidados a ter em conta. O ECO preparou um guia com 8 respostas sobre o tema.
O uso de máscara voltou a ser obrigatório no internamento nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, na sequência do aumento do número de casos de covid-19, para interromper possíveis cadeias de transmissão da doença, segundo um responsável hospitalar.
Portugal registou 931 casos de infeção por Covid-19 a 28 de agosto. É preciso recuar a 21 de novembro de 2022 para encontrar um valor tão elevado. Óbitos continuam em valores residuais.
Peritos ouvidos pelo ECO admitem que a falta de reporte das infeções por Covid "dificulta" a monitorização da doença, mas avançam que há outras formas de fazer esse acompanhamento.
Peritos apontam que a subida de infeções estará a ser impulsionada pelo surgimento da EG.5, mas defendem que não há razões para alarme, dado que risco de complicações é menor com a vacina.
A Comissão Europeia aprovou hoje uma vacina adaptada à subvariante XBB.1.5 do vírus Ómicron da covid-19, falando num "marco importante" na luta contra a doença, a tempo das campanhas de vacinação pelos Estados-membros no outono e inverno.
Estado paga às farmácias comunitárias 2,5 euros por vacina da Covid-19 administrada, tal como na da gripe. Será criada uma plataforma para agendamento online e as farmácias terão acesso ao boletim.
Cerca de 6.000 farmacêuticos vão poder participar numa formação gratuita sobre a administração da vacina contra a covid-19, para que sejam assegurados "elevados padrões de eficiência e efetividade" na vacinação, anunciou hoje a Ordem dos Farmacêuticos.
Macau vai por fim à última medida em vigor no território devido à pandemia de covid-19, um teste obrigatório para pessoas vindas do estrangeiro que pretendessem entrar na China.
A China vai deixar de exigir a partir de quarta-feira um teste negativo para a covid-19 aos viajantes que chegam do exterior, anunciou hoje fonte do Governo chinês.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a evidência científica sugere que a vacinação apresenta benefício na prevenção de doença grave, hospitalização e morte causadas pela infeção pelo SARS-CoV-2, sobretudo nos grupos populacionais mais vulneráveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou hoje os países a manterem a vigilância da covid-19 face à ameaça das novas estirpes EG.5 e BA.2.86 do coronavírus SARS-CoV-2, derivadas da variante Ómicron.
Enquanto na Europa é a Eris ou EG.5 a variante da Covid-19 que está a ganhar maior tração, nos EUA é outra variante, com muitas mutações, a que está está a deixar os cientistas preocupados e a correr em contrarrelógio para a entender. Esta variante já está também na Europa, com pelo menos três casos
A variante EG.5 da covid-19 emergiu como a mais frequente na China, respondendo agora por 71,6% das infeções pelo novo coronavírus no país, informou hoje o jornal oficial em língua inglesa China Daily.
Entre 17 de julho a 13 de agosto foram notificados mais de 1,4 milhões de novos casos de Covid-19, um aumento de 63% face aos 28 dias anteriores. Número de mortes caiu 56% para mais de 2.300.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) classificou hoje linhagens recombinantes da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 como variantes de interesse, alertando para o aumento da propagação e da transmissão da covid-19 na Europa.