O prémio Nobel da Medicina foi atribuído às descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a COVID-19. Desde 1901, o prémio Nobel da Medicina distingue a “pessoa que tenha feito a...
A investigação realizada em Portugal revela que, apesar do diagnóstico positivo das grávidas para a COVID‑19, em todos os testes ao SARS‑CoV‑2 às amostras de sangue do cordão umbilical colhidas no parto foram obtidos resultados negativos.
Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) aponta a eficácia do processo de vacinação contra a covid-19 e a importância da compra centralizada de vacinas, mas estima em 54,5 milhões de euros as perdas potenciais por desperdício de doses.
A Coreia do Norte decidiu permitir a entrada de cidadãos estrangeiros no seu território após três anos de isolamento devido à pandemia de COVID-19, noticiou a televisão estatal chinesa CCTV,
A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu hoje preocupação com a evolução da covid-19, à medida que se aproxima o inverno no hemisfério norte, numa altura em que tem aumentado o número de casos graves e hospitalizações.
Investigadores da Universidade de Cambridge desenvolveram uma vacina “preparada para o futuro", com uma estrutura antigénica única que confere proteção contra todas as variantes conhecidas do vírus SARS-CoV-2.
A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe começa esta semana, a 29 de setembro. Quem pode ser vacinado? Onde são administradas as vacinas? É preciso marcar? Um guia para responder a todas as questões.
As vacinas que vão chegar às farmácias nos primeiros dias da campanha de vacinação, que arranca no dia 29, não serão suficientes para dar resposta às reservas já feitas pelos utentes, escreve hoje o Jornal de Notícias (JN).
A uma semana de arrancar a campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe, que começa na próxima sexta-feira, sabe-se já que as doses existentes das vacinas não serão suficientes para responder aos agendamentos já feitos pelos utentes. A escassez de vacinas vai manter-se pelo menos até me
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estimou hoje que uma elevada taxa de adesão à vacina da covid-19 das pessoas com mais de 60 anos pode prevenir entre 21% e 32% de hospitalizações.
A vacinação generalizada de todas as crianças e adolescentes contra a Covid-19 não é recomendada pelo Colégio de Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos, que aponta que a atual situação em Portugal, sem aumento do número de casos graves ou de mortes devido à infeção, "não justifica" que se c
A COVID-19 continua a ser um tema de preocupação, apesar de já não ter o impacto do passado. No entanto, segundo os dados mais recentes, em Portugal estão a morrer diariamente cerca de 10...
A Direção-Geral da Saúde admite que a abertura da vacinação sazonal a faixas etárias inferiores aos 60 anos pode ser considerada, desde que não prejudique a dos grupos de maior risco.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou estar pronto para enviar uma nova missão de peritos à China para descobrir as origens da covid-19, pedindo "acesso total", numa entrevista ao Financial Times.
A vacinação contra a covid-19 e gripe nas farmácias custará ao Serviço Nacional de Saúde cerca de 11,5 milhões de euros, estimou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considerando “inaceitável” a transferência de dinheiro do SNS para os privados.
Entre os grupos prioritários constam os diabéticos, pessoas com imunossupressão, com baixo peso, obesas, doentes renais, pessoas com doença hepática crónica, entre outras.
Os contratos-programa entre a Direção-Geral das Autarquias Locais e as freguesias começaram a ser assinados e vão permitir pagar as despesas com a pandemia.
A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca em 29 de setembro e abrange maiores de 60 anos, residentes em lares, profissionais de saúde, trabalhadores dos lares e doentes crónicos, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Estudo conduzido na Universidade de São Paulo, no Brasil, ajuda a entender por que motivo idosos são mais suscetíveis à infeção pelo SARS-CoV-2 e o motivo de a forma grave da doença estar associada a distúrbios de coagulação
No Reino Unido, cientistas da Universidade de Exeter estão a revolucionar a deteção de doenças. De acordo com a investigação feita, um teste de picada, onde se retira sangue, pode detetar em cerca de dez ou menos minutos se a pessoa tem COVID-19. Agora, também pretende identificar outras doenças, co
Os casos de covid-19 nos Açores “têm vindo a aumentar, tal como no contexto nacional”, disse à Lusa o diretor regional da Saúde, referindo que será lançada uma nova campanha de vacinação contra a doença e contra a gripe.