O jogador do Benfica Tiago Violas tinha alertado para as dificuldades que a equipa encarnada enfrentaria em Matosinhos, com o Leixões, terceiro da Liga, e confirmaram-se.

As águias, líderes, até começaram bem, vencendo os dois primeiros sets (18-25 e 24-26), mas este último, decidido nas diferenças, prognosticava o que se seguiria: a reação dos nortenhos, que replicaram no terceiro set pela mesma medida do anterior (26-24) e conquistaram o quarto (25-21), levando o jogo à quinta e decisiva partida. Neste derradeiro set, o pentacampeão superiorizou-se, de forma clara, liderando praticamente do início ao fim, fechando-o por 9-15. Com este triunfo, o Benfica mantém o comando do campeonato, com mais um ponto do que o Sporting, mas mais um jogo do que a formação leonina, segunda classificada, que acerta calendário hoje, na deslocação ao Castêlo da Maia.

O treinador do Benfica, Marcel Matz, reconheceu as dificuldade por que passou a sua equipa. «É voleibol! Uma vezes joga-se bem, outras menos bem. Foi um jogo muito complicado, contra uma equipa que nos impôs dificuldades. Por isso, penabéns ao Leixões. Enfim, vencemos e continuamos na frente da Liga, onde queremos continuar até ao fim da primeira fase».

Por seu turno, o treinador do Leixões, Tiago Sineiro, que foi expulso durante o quinto set, criticou a arbitragem. «Foi um jogo com duas partes distintas. A primeira, em que o Benfica dominou, e a segunda, em que depois deles terem aliviado o serviço entrámos no jogo. Prevaleceu a experiência e qualidade dos jogadores do Benfica, que estão habituados a estes momentos de pressão. Sobre a arbitragem, quero dizer que, quando as coisas apertam, inclinam-se sempre para o mesmo lado: o das equipas maiores. Se calhar, o Benfica tem de ficar em primeiro, não sei...»

Femininos - Taça de Portugal: Sporting elimina FC Porto

O Sporting recebeu e eliminou o FC Porto da Taça de Portugal, com vitória por 3-1 (25-19, 25-21, 8-25, 25-17) em jogo dos quartos de final, qualificando-se para as meias, em que já está o Clube K.