É já no início de novembro que a Fórmula E fará os seus testes de inverno composto só com senhoras ao volante. Uma iniciativa que deseja apoiar as pilotos já em competição e ajudar as mesmas a crescer. Com quatro semanas para o início dos mesmos, já foram revelados cinco nomes.

Das pilotos já reveladas, algumas são bastante conhecidas pela presença na F1 Academy, categoria só com pilotos femininas e corrida de apoio em alguns eventos da Fórmula 1. Até ao momento são elas: Chloé Chambers (piloto F1 Academy, Campo Racing, apoio da Haas); Nerea Marti (piloto F1 Academy, Campos Racing, apoio da Tommy Hilfiger) pela Andretti, Ella Lloyd (piloto F4 britânica e Wild Card* da F1 Academy em Singapura) pela McLaren, Alisha Palmowski (Vice-campeã de GB4) e Alice Powell (piloto da ex-categoria W series) pela Envision Racing.

Apesar de serem apenas testes de inverno, não deixa de ser um ponto alto para as representantes das equipas, que farão o necessário para dar a melhor opinião sobre o carro. Porém, o que realmente lhes falta é algo mais – uma temporada inteira na categoria, como já aconteceu no passado.

Desde 2014 que a Fórmula E só teve três mulheres em competição. Foram elas Katherine Legge (Amin Aguri, 2014) que correu duas vezes; Michela Cerruti (Trulli F-E Team, 2014), que correu quatro vezes e finalmente Simona de Silvestro (Andretti, 2015/16), piloto suíça com mais sucesso. Esteve uma temporada inteira com a equipa e acabou mesmo por conseguir pontuar na corrida de Long Beach, em 2016, sendo a primeira mulher a fazê-lo. Terminou o campeonato com quatro pontos.

Cada vez há mais talentos femininos a aparecerem em cena. A F1 Academy é o palco principal de 16 pilotos que tem como objetivo mostrar o seu talento. A partir desse momento, cabe às equipas encontrarem bons lugares para ascenderem às vitórias. A Fórmula E vai mostrar 22 pilotos em teste que darão feedback e farão os melhores tempos, bem como preparar o melhor setup possível.

O único ponto negativo? Os pilotos que ficarão nestes carros pelo resto da temporada, só irão testá-los na primeira corrida, ficando sem qualquer informação acerca do monolugar até São Paulo, um mês depois do testes. Tirando isso, terão 17 corridas para otimizar o carro a seu gosto.

Até ao final deste artigo, ainda faltam ser reveladas 17 pilotos.

*Wild Card na F1 Academy é uma piloto do país onde decorrerá a sessão ou convidada de outra nacionalidade que terá a oportunidade de participar naquela ronda específica. Correm com o carro da equipa vencedora do campeonato no ano passado (neste caso, PREMA Racing). Ella Lloyd juntou oito pontos nas duas corridas de Singapura.