O Legacy Motor Club (LMC), a equipa da NASCAR co-propriedade do campeão da Cup Series em sete ocasiões Jimmie Johnson, encontra-se novamente em destaque—mas não pelas razões que os fãs esperavam. Após duas temporadas dececionantes consecutivas, o LMC enfrenta um crescente ceticismo sobre a sua capacidade de competir ao mais alto nível do desporto. Com a temporada de 2025 a aproximar-se rapidamente, permanecem questões: A liderança de Johnson é a culpada, ou o LMC está simplesmente amaldiçoado com má sorte?
A Ascensão e as Lutas do Legacy Motor Club
Inicialmente conhecido como Petty GMS Motorsports, a equipa passou por uma transformação dramática quando Johnson assumiu as rédeas em 2022, trazendo consigo altas expectativas. Essa temporada apresentou alguma promessa, com uma vitória em Darlington e três classificações entre os cinco primeiros. Mas desde então, o LMC tem lutado para manter a consistência, ficando muito aquém das suas ambições.
A temporada de 2024 marcou um novo mínimo. Após a mudança de Chevrolet para Toyota na esperança de um aumento de desempenho, a equipa conseguiu apenas um top cinco e seis top dez. Os fãs tornaram-se cada vez mais vocais sobre os resultados decepcionantes da LMC, e alguns apontam uma série de problemas – desde estratégias de corrida deficientes até carências de infraestrutura e má gestão.
Alterações Chave para 2025
Em resposta às suas dificuldades, a LMC está a fazer mudanças para 2025. Entre as mudanças:
- Ben Beshore, antigo chefe de equipa de John Hunter Nemechek (#42), passa para a equipa de Erik Jones (#43).
- Travis Mack assume as funções de chefe de equipa do carro #42.
- Brian Campe foi promovido a diretor técnico, supervisionando o desenvolvimento e a engenharia dos carros.
A equipa está também a focar-se na melhoria das suas ferramentas de simulação, na esperança de reduzir a diferença em relação às equipas de elite da NASCAR. No entanto, se estas mudanças serão suficientes permanece incerto.
Jimmie Johnson: Problema ou Solução?
O papel duplo de Johnson como co-proprietário e ocasional piloto tem sido um ponto de discórdia. Embora a sua experiência e legado tragam credibilidade à equipa, alguns fãs acreditam que a sua decisão de correr com um terceiro carro para si mesmo é uma distração. O regresso de Johnson à pista em 2023 e 2024 teve pouco sucesso, com nenhum resultado nos 25 primeiros e múltiplos DNFs. Os críticos argumentam que os recursos gastos no seu carro poderiam ser melhor utilizados para melhorar os veículos principais.
Um fã afirmou de forma direta, “Jimmie Johnson está a desperdiçar recursos ao conduzir o terceiro carro. Ele precisa de ficar nos bastidores e concentrar-se na equipa.”
O Fator Erik Jones
Apesar das dificuldades da equipa, há um consenso generalizado sobre um ponto: Erik Jones tem o talento para ter sucesso. O piloto de 27 anos mostrou lampejos de brilhantismo, incluindo a sua vitória em Darlington em 2022, mas tem sido prejudicado por maquinaria e estratégia inconsistentes.
“Jones tem a habilidade se lhe puderem dar um carro decente e executar a estratégia,” comentou um fã, capturando o otimismo cauteloso em torno do piloto. Muitos veem Jones como a melhor esperança da LMC para voltar a Victory Lane, mas mesmo o seu talento pode não ser suficiente sem melhorias significativas na equipa.
Uma Equipa em Transição?
Acrescentando à especulação sobre o futuro da LMC está o rumor persistente da Honda entrar na NASCAR como um quarto OEM. Alguns fãs acreditam que a LMC poderia posicionar-se como uma plataforma de lançamento para o novo fabricante, potencialmente injetando recursos e entusiasmo muito necessários na equipa. No entanto, com a LMC a ter mudado recentemente para a Toyota, tal movimento permanece hipotético por agora.
Sensibilidade dos Fãs: Dividida mas Esperançosa
A base de fãs da NASCAR continua dividida sobre as perspetivas da LMC para 2025. Enquanto alguns preveem mais uma temporada sem vitórias, outros mantêm a esperança de uma reviravolta:
- “Eles vão não vencer nenhuma corrida novamente, assim como em 2024,” declarou um crítico.
- “Se ainda não estiverem a construir a infraestrutura adequada, vão continuar a ser tão maus,” acrescentou outro.
- No entanto, uma voz mais otimista contra-argumentou, “Se o Jones tiver um carro decente, ele pode vencer. Ele tem talento.”
O que nos espera?
À medida que a temporada de 2025 se aproxima, o Legacy Motor Club encontra-se num ponto de viragem. Com uma nova liderança na parte técnica e um foco renovado na infraestrutura, a equipa está a fazer movimentos audaciosos para sair da sua fase menos boa. Mas o caminho para a competitividade na NASCAR é implacável, e os desafios da LMC são profundos.
Para Jimmie Johnson e a sua equipa, a temporada de 2025 não se resume apenas a resultados—é sobre provar que o Legacy Motor Club pode estar à altura do seu nome. Conseguirão eles enfrentar o desafio, ou permanecerão parados em neutro? A bandeira verde será agitada em breve, e todos os olhos estarão voltados para a LMC para ver se conseguem finalmente mudar a maré.