O pelotão de MotoGP de 2024 incluiu 22 pilotos a tempo inteiro. A estes, acrescentaram-se sete pilotos: uns na qualidade de wildcard, outros como substitutos e outros em ambas as funções em diferentes momentos.

Pol Espargaró (Red Bull KTM)

Pol Espargaró retirou-se do MotoGP no fim da época passada para se tornar piloto de testes da Red Bull KTM. Nesse âmbito, fez três participações como wildcard e mostrou que a sua velocidade está intacta. Apesar do 18.º lugar em Itália, conseguiu ser nono na Áustria (nono na corrida Sprint) e décimo em San Marino – o melhor resultado de um wildcard em 2024. Espargaró terminou o campeonato classificado em 23.º com 12 pontos – apenas menos dois do que Luca Marini (Repsol Honda), que foi o último entre os pilotos permanentes.

Dani Pedrosa (Red Bull KTM)

Dani Pedrosa foi o outro piloto de testes da KTM a participar como wildcard esta época. O «Pequeno Samurai» só esteve no GP de Espanha. Apesar de abandonar a corrida principal, lutou pelo pódio na corrida Sprint… que acabou em terceiro, depois de uma penalização imposta a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) lhe dar uma posição.

Stefan Bradl (HRC)

Na qualidade de piloto de testes da Honda, Stefan Bradl fez os seis wildcards que o construtor podia fazer. O melhor resultado foi o 14.º posto no GP de San Marino, onde nenhum dos pilotos da equipa de fábrica arrancou. Com dois pontos, o alemão foi o último dos pilotos esporádicos a pontuar.

Remy Gardner (Monster Energy Yamaha)

Remy Gardner teve três participações na época de MotoGP com a Monster Energy Yamaha. O australiano voltou à categoria rainha como substituto do lesionado Álex Rins na Alemanha e Grã-Bretanha. Deixou boa impressão e, meses mais tarde, disputou o GP do Japão como wildcard – naquele que foi o seu melhor resultado, ao ficar em 17.º.

Andrea Iannone (Pertamina Enduro VR46/Ducati)

Depois de uma época de regresso à competição consistente no Mundial de Superbike, Andrea Iannone foi chamado a substituir o lesionado Fabio Di Giannantonio no GP da Malásia. Foi uma tarefa hercúlea para «The Maniac», do ponto de vista da adaptação à moto e em termos físicos. Mas mesmo assim conseguiu chegar ao fim da corrida e foi 17.º.

Lorenzo Savadori (Aprilia e Trackhouse Racing/Aprilia)

Foram oito as participações de Lorenzo Savadori em 2024 – ou seja, em quase metade da temporada. Em Espanha e Itália foi wildcard da Aprilia por ser o piloto de testes, enquanto nos Países Baixos foi chamado a substituir o lesionado Aleix Espargaró… embora tenha acabado por se lesionar. Na Áustria, fez novo wildcard, e depois voltou para substituir Miguel Oliveira na Trackhouse entre os GP do Japão e da Malásia. Savadori sofreu três abandonos nesse período, mas acabou com o 18.º lugar na Malásia que foi o seu melhor resultado.

Michele Pirro (Pertamina Enduro VR46/Ducati)

Com a Ducati impossibilitada de inscrever wildcards, Michele Pirro apenas teve uma participação em 2024 – até porque, fora Di Giannantonio, não houve outro piloto ligado ao construtor que se tenha lesionado seriamente este ano. A oportunidade de Pirro surgiu no GP Solidário de Barcelona, no lugar de Di Giannantonio, e ficou em 20.º.