Pressionado e criticado pela falta de golos em Inglaterra, Evanilson teve este sábado um encontro com a felicidade. Ao sexto minuto do período de descontos do Aston Villa-Bournemouth, o ex-avançado do FC Porto respondeu com um belo golpe de cabeça ao cruzamento de Tavernier e deixou tudo empatado no Villa Park: 1-1.

Um soco no estômago à equipa de Unai Emery, que foi superior durante o jogo, mas não o suficiente para chegar à fase do risco total - para os cherries - devidamente descansada. O golo de Ross Barkley (minuto 76) convidou ao recuo e à gestão, até ao instante em que a testa de Evanilson encontrou a bola e o golo na área villain.

Este foi o segundo golo do internacional brasileiro pelo Bournemouth e logo numa tarde em que até começou de fora e só entrou ao minuto 64. Andoni Iraola acertou em cheio e o empate atrasou o Aston Villa, que assim viu o ManCity a afastar-se no topo.

A tarde da equipa de Pep Guardiola, de resto, não foi convincente e teve de ser o suspeito do costume a salvar os três pontos: logo aos cinco minutos, Erling Haaland foi servido por Matheus Nunes e fez o único golo da tarde a Aaron Ramsdale no Ettihad Stadium: 1-0.

A magreza não escondeu o mais importante. O City passou a ter 23 pontos, agora mais cinco do que o Villa (terceiro lugar) e à espera do que sairá do Arsenal-Liverpool no domingo.

Sete golos em Brentford e quatro em Brighton

Se em Manchester o golo teve dificuldades em aparecer, em Brentford a festa foi até às tantas. No 4-3 entre os locais e o Ipswich, o final foi particularmente agitado. A quatro minutos do fim, e já reduzido a dez unidades, o Ipswich teve a capacidade para empatar por Liam Delap e obrigou os da casa a irem ao limite.

No sexto minuto da compensação, Bryan Mbeumo usufruiu de uma grande penalidade e não tremeu. Jogo fantástico até ao apito final.

Falta só falar do não menos emocionante 2-2 entre Brighton e Wolves. Os lobos chegaram a perder por 2-0 aos 88 minutos e ainda agarraram um ponto, com golos de Ait-Nouri (88) e Matheus Cunha (90+3).

A Premier League em todo o seu esplendor.