O regulamento da NASCAR Cup Series de 2025 foi divulgado, e uma mudança já gerou controvérsia—a nova regra de elegibilidade para o Daytona 500. Destinada a restringir os requisitos de entrada, a regulamentação já deixou de fora pilotos veteranos como Mike Wallace, enquanto concedeu isenções a estrelas selecionadas das corridas de monolugares como Helio Castroneves.

E Ryan Blaney não está satisfeito com isso.

A Nova Regra de ‘Isenção Provisória Aberta’ do Daytona 500: O Que Mudou?

A nova regulamentação, denominada ‘Isenção Provisória Aberta’ (OEP), introduz um lugar de partida reservado para o 41º—mas apenas para certos pilotos de elite de outras séries de corridas como IndyCar, WEC e Fórmula 1.

  • Mike Wallace, um ex-piloto da NASCAR, foi negado de entrada devido à falta de atividade recente em corridas em pistas intermediárias ou maiores (a sua última tentativa foi em 2015).
  • Helio Castroneves, um veterano da IndyCar, foi concedido um lugar automático devido ao seu status de competição ativa nas corridas de monolugares.
  • A nova regra NÃO se aplica a pilotos da NASCAR Cup que competem a tempo inteiro.

Esta mudança controversa dividiu o garage da NASCAR, e Ryan Blaney é o mais recente piloto a opinarapoiando e criticando a decisão.

Blaney: “Estava Entusiasmado para Correr com Helio, Mas a NASCAR Não Deve Ser Gananciosa”

Falando no Door Bumper Clear, Blaney expressou o seu entusiasmo por correr contra Helio Castroneves, mas também foi crítico em relação à abordagem da NASCAR na seleção de pilotos.

“Pessoalmente, estou feliz pelo Helio porque eu adoro o Helio. Ele estava a conduzir IndyCars quando cheguei à Penske, e ele é uma das pessoas mais simpáticas e incríveis que você poderá conhecer. Estava entusiasmado para correr com ele em Daytona.”

No entanto, enquanto aprecía ver talento internacional na NASCAR, Blaney alertou que o desporto está a andar numa linha muito fina.

“Não sejam gananciosos com isto,” advertiu.

Outros Pilotos Opinam: A NASCAR Está a Distribuir ‘Lugares Grátis’?

Blaney não é o único a questionar os motivos da NASCAR. Chase Elliott e Denny Hamlin também expressaram as suas preocupações, enfatizando que a NASCAR não deve estar a distribuir entradas gratuitas para o Daytona 500.

“Se estamos apenas a dar lugares gratuitos a outras pessoas que querem entrar e fazer corridas únicas, tens de conseguir mostrar o teu trabalho e qualificar-te para isso,” ecoou Blaney.

“É uma chatice se a qualificação for cancelada devido à chuva e não consegues entrar na corrida, mas isso faz parte das corridas.”

A NASCAR está apenas a tentar aumentar a atenção?

Alguns críticos argumentam que a Provisória de Isenção Aberta é um movimento desesperado—uma tentativa de aumentar o prestígio da NASCAR ao atrair grandes estrelas internacionais.

Mas isso vem à custa de uma competição justa?

Com 36 equipas charter garantidas, os quatro lugares abertos restantes são normalmente conquistados através de qualificações de carro único e corridas em campo dividido. A isenção OEP perturba este sistema, efetivamente excluindo pilotos talentosos a tempo inteiro ou veteranos em favor de nomes mais amigáveis para o marketing.

Pensamentos Finais: Esta Regra Vai Prejudicar a Credibilidade da NASCAR?

Embora a ideia de trazer estrelas internacionais das corridas para a NASCAR pareça emocionante, não deveria ser à custa dos pilotos que se esforçaram.

A crítica de Ryan Blaney é válida—se a NASCAR começar a priorizar o reconhecimento de nome em detrimento das qualificações baseadas no mérito, risca perder credibilidade entre os fãs mais fervorosos e os concorrentes.

Por agora, a lista de entradas para as 500 Milhas de Daytona de 2025 ainda não está finalizada, mas uma coisa é clara—esta regra continuará a ser um tema polémico até às Speedweeks.