
A segunda corrida do Mundial de Supersport em Phillip Island ficou marcada por um momento histórico: Tom Booth-Amos (PTR Triumph Factory Racing) alcançou a sua primeira vitória na categoria, levando a Triumph ao topo do pódio pela segunda vez na história do campeonato.
O piloto britânico entrou para a lista de vencedores do Mundial de Supersport ao triunfar numa corrida intensa e repleta de emoção. Booth-Amos tornou-se apenas o quarto piloto a vencer tanto no Mundial de Supersport como no Supersport 300. Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing), que liderou grande parte da prova, acabou por ser ultrapassado na reta Gardner, terminando em segundo lugar. Bo Bendsneyder (MV Agusta Reparto Corse), que teve um arranque complicado e caiu para 13.ª posição logo na primeira volta, protagonizou uma notável recuperação para garantir o terceiro lugar do pódio.
Michael Rinaldi (GMT94 Yamaha) alcançou um sólido quarto lugar, demonstrando um ritmo consistente ao longo da corrida. O seu companheiro de equipa, Lucas Mahias, também teve uma prestação positiva, terminando em sexto. Entre os dois ficou Jeremy Alcoba (Kawasaki Racing Team), que cruzou a linha de meta na terceira posição, mas acabou penalizado em 6,78 segundos devido a uma infração na passagem pela via das boxes, caindo para o quinto posto.
O australiano Oli Bayliss (PTR Triumph Factory Racing) presenteou o público da casa com uma prestação segura, terminando na sétima posição. Xavi Cardelus (Orelac Racing VerdNatura) protagonizou uma boa recuperação após sair de pista para evitar um acidente, concluindo a corrida em oitavo. Kaito Toba (PETRONAS MIE Honda Racing Team) foi o melhor representante da Honda ao terminar em nono, enquanto Ondrej Vostatek (WRP Racing), apesar de uma penalização de 0,765 segundos por uma saída antecipada da via das boxes, conseguiu fechar o top 10, com uma vantagem de mais de 2,5 segundos sobre Luke Power (Motozoo Me Air Racing).
A corrida foi também marcada por vários incidentes, incluindo um acidente envolvendo Valentin Debise (Renzi Corse) e Jaume Masia (Orelac Racing VerdNatura). Os dois pilotos estavam na luta pelos primeiros lugares quando, à entrada da Curva 1, Masia tocou na roda traseira de Debise, levando ambos a uma queda aparatosa. Debise sofreu uma fratura no tornozelo direito, enquanto Masia saiu apenas com escoriações.
Marcel Schroetter (WRP Racing) chegou a assumir a liderança após esse incidente, mas viria a cair na Curva 11 na mesma volta, comprometendo qualquer possibilidade de um bom resultado. Xavi Cardelus também foi afetado pelo acidente, caindo para 14.ª posição antes de recuperar até ao oitavo lugar. Can Oncu (Yamaha BLU CRU Evan Bros Racing) lutou entre os cinco primeiros durante grande parte da corrida, mas uma queda perto do final atirou-o para fora dos pontos, terminando em 16.º.
Com esta conquista, Tom Booth-Amos entra para a história da Triumph e do Mundial de Supersport, consolidando-se como uma das grandes promessas da temporada. A próxima ronda promete mais emoção, com os principais candidatos a tentarem recuperar terreno face ao britânico e à sua equipa.
