
A Feedzai, tecnológica portuguesa especialista em deteção e prevenção de fraudes financeiras, anunciou que adquiriu a americana Demyst, incluindo a sua plataforma de orquestração de fluxo de dados Zonic. Este movimento estratégico, segundo explica em comunicado, faz parte da visão da Feedzai de unificar a orquestração de dados e a gestão de riscos numa única plataforma, fornecendo às instituições financeiras os dados em tempo real, a análise e a inteligência artificial de que necessitam para tomar “as melhores decisões de risco possíveis”.
Para Nuno Sebastião, CEO e cofundador da Feedzai, “não há escassez de dados no nosso setor, o truque é como aceder aos dados certos o mais rapidamente possível para que se possa acelerar as decisões de risco com o menor número de pontos de fricção para o consumidor”. O líder do unicórnio português acrescenta que “a Demyst é pioneira e líder no acesso aos dados necessários – internos ou externos – no momento crítico de qualquer parte do percurso do utilizador. Em conjunto com a IA líder de mercado da Feedzai, isso garante que cada ponto de dados seja totalmente utilizado para conduzir decisões mais inteligentes e rápidas. De forma mais ampla, esta aquisição marca um momento crucial na continuação da evolução da Feedzai de um consumidor de dados para um fornecedor de dados”.
Juntas, a Feedzai e a Demyst, que tem sede em Nova Iorque, vão oferecer uma plataforma de IA unificada que integra os dados em velocidade através de orquestração com medidas de prevenção de fraudes e crimes financeiros. Também vão permitir inteligência contextual para combinar identidade, crédito, histórico financeiro, perceções comportamentais e outros elementos para previsão e prevenção precisas de fraudes.
As empresas garantem que esta unificação também vai permitir melhores perceções de risco através da utilização dos dados certos no momento certo, incluindo perceções partilhadas de uma comunidade global diversificada de bancos, fornecedores de pagamentos e redes sobre fraude e crime financeiro.
“Os dados externos são a próxima fronteira de impacto comercial para as instituições financeiras, mas são notoriamente complexos, envolvendo um labirinto de fontes”, afirma Mark Hookey, CEO da Demyst, que permanecerá na Feedzai juntamente com os principais membros da equipa da Demyst. “Estamos entusiasmados por nos juntarmos à Feedzai para reunir IA e dados em escala para os nossos clientes. Juntos, estamos a construir a solução mais avançada para a integração de clientes, prevenção de fraudes e gestão de riscos”, acrescenta.
A Feedzai foi aconselhada nesta transação pelos escritórios de advogados Cooley e Garrigues. Não foram referidos valores, mas a agência Lusa avança, citando fontes conhecedoras da transação, que o negócio está avaliado em cerca de 100 milhões de dólares.