A Fundação Santander Portugal, através da plataforma Santander Open Academy, acaba de lançar dois novos apoios dirigidos a estudantes do ensino superior em Portugal: as Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário e as Bolsas Fundação Santander para Erasmus.

As bolsas destinam-se a estudantes de licenciatura, mestrado e cursos técnicos superiores profissionais, abrangendo apoios para permanência académica e mobilidade Erasmus+, com valores entre 500 e 1000 euros. No total, serão atribuídas 670 bolsas, representando um investimento superior a 450 mil euros na educação e na mobilidade social.

As candidaturas decorrem até 18 de maio para as bolsas de apoio e até 26 de maio para as bolsas Erasmus.

As Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário vão apoiar 428 estudantes de licenciatura, mestrado ou cursos técnicos superiores profissionais de 16 Instituições de Ensino Superior diferentes. O valor das bolsas varia entre 500, 750 ou 1000 euros, consoante a instituição, destinando-se a cobrir despesas habituais da vida académica. As candidaturas estão abertas até 18 de maio, através da plataforma Santander Open Academy.

Por sua vez, as Bolsas Fundação Santander para Erasmus visam apoiar 242 estudantes com menos recursos económicos na realização de períodos de mobilidade internacional ao abrigo do Programa Erasmus+. Com a participação de 11 Instituições de Ensino Superior, estas bolsas têm o valor de 500 ou 1000 euros e pretendem promover a igualdade de oportunidades no acesso a experiências multiculturais e académicas fora do país.

Em comunicado, o banco explica que as bolsas têm como objetivo combater as desigualdades no acesso à educação e promover a inclusão social.

“Na Fundação Santander Portugal, acreditamos que a educação é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social”, afirma Inês Rocha de Gouveia, responsável da área de universidades do Santander e administradora da Fundação Santander Portugal. “Com estas bolsas, queremos contribuir para que mais estudantes possam concluir os seus estudos e beneficiar de experiências internacionais que enriquecem o percurso académico e pessoal. Não queremos que nenhum jovem fique pelo caminho ou veja os seus sonhos interrompidos”, acrescenta.

Em quase 30 anos, o Santander investiu mais de 2,4 mil milhões de euros nestes domínios e concedeu mais de 3,7 mil milhões de euros em bolsas e ajudas a pessoas e empresas, através de acordos com cerca de 1100 universidades e entidades.