Cissy Houston morreu, esta segunda-feira, aos 91 anos. A cantora, que era mãe da conhecida estrela Whitney Houston, sofria de doença de Alzheimer e encontrava-se sob cuidados paliativos.

A notícia da morte de Cissy Houston foi comunicada por um porta-voz da família, que adiantou que a cantora morreu, rodeada de familiares, em casa, em Newark, no estado norte-americano de Nova Jérsia.

“Os nossos corações estão repletos de dor e tristeza. Perdemos a matriarca da nossa família. A mãe Cissy era forte e uma figura de referência nas nossas vidas. E o seu contributo para a música e a cultura popular não têm paralelo. Que descanse em paz, ao lado da filha, Whitney, e da neta, Bobbi Kristina”, lê-se num comunicado divulgado pela família Houston e citado pela agência Reuters.

Nascida a 30 de setembro de 1933, Cissy Houston – cujo nome de nascença era Emily Drinkard - teve uma carreira de mais de sete décadas, durante a qual venceu dois prémios Grammy.

Foi uma das fundadoras do grupo de R&B The Sweet Inspirations e começou por cantar no coro para artistas como Elvis Presley, Aretha Franklin, e Chaka Khan. Em 1970, lança-se a solo, tornando-se numa artista reconhecida na cena de música Gospel.

Era mãe da célebre cantora Whitney Houston – que, por sua vez, atingiu o estrelato mundial e venceu seis prémios Grammy -, que morreu em 2012, aos 48 anos. Três anos depois, morreria também Bobbi Kristina Brown – filha de Whitney e neta de Cissy –, com apenas 22 anos.