É um cozido caldoso, consistente e encorpado, que se carateriza pela mistura de carne de vitela, chouriça de porco, batata cozida, grão-de-bico e massa. Uma vez que, na sua confeção leva os principais grupos de alimentos, é apelidado na linguagem popular, como um “prato completo”. O Rancho à Moda de Viseu, conta-se que, terá surgido no século XIX, durante a guerra entre liberais e absolutistas. O quarteleiro de Viseu foi incumbido de moralizar as tropas, dando-lhes comida de qualidade. Para cumprir tal missão, juntou grão-de-bico, batatas, hortaliças, massa grossa e carnes de porco, vitela e galinha, criando um prato que fez enorme sucesso entre os comensais, tendo aquela comitiva vencido a batalha que se seguiu.

Diogo Rocha e Miguel Gameiro
Diogo Rocha e Miguel Gameiro Expresso

Para que a memória, e o sabor deste prato não desapareça, cinquenta restaurantes do concelho de Viseu, durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, e também no Mercado 2 de Maio, o Rancho à Moda de Viseu, estará em destaque. O ponto alto desta celebração será um jantar preparado pelos chefs Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, premiado com um Garfo de Ouro pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, e Miguel Gameiro onde será servida esta especialidade. Miguel Gameiro também vai ser protagonista de um concerto na noite do dia 25, sexta-feira, sendo que, ao longo dos três dias, o Mercado 2 de Maio, no centro da cidade, será palco de degustações, provas de vinho, música, conversas e workshops.

Rancho à Moda de Viseu
Rancho à Moda de Viseu Expresso

Nesta "Rota do Rancho" também os vinhos do Dão vão estar em destaque, sendo esta, diz Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, “uma oportunidade de valorizar e promover a nossa cultura e identidade gastronómica, que tanto nos orgulha enquanto comunidade beirã. É ainda o momento certo para turistas e viseenses confirmarem o motivo pelo qual fomos distinguidos com o prémio Destino Gastronómico do Ano”.

Expresso

Num regresso às origens, sábado, dia 26, haverá uma degustação do famoso rancho, confecionado pelo Regimento de Infantaria N.º 14 e, durante a tarde, haverá duas conversas alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão, com um grupo de Confrarias. A festa faz-se com os DJ Arede e o DJ Gaiteirinho. No domingo, terceiro e último dia da “Rota do Rancho”, a responsabilidade da confeção e degustação do rancho é da Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos. Nessa tarde a Comissão Vitivinícola do Dão promove o workshop “Vinhos do Dão para comidas de conforto”", por David Teixeira, para que se possam aprender conceitos básicos da enologia, incluindo como escolher o melhor vinho para as chamadas “comidas de conforto”.

A lista de restaurantes aderentes e a programação completa da "Rota do Rancho" pode ser consultada AQUI.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram