As eleições antecipadas abrem mais um período de incerteza que trava decisões estratégicas. Os principais instrumentos de modernização da economia, como o PRR e o SIFIDE, são as últimas vítimas deste jogo de azar.
Não se pode negar o ambiente competitivo entre os blocos ocidentais e que o poder de mercado das BigTech prejudica a capacidade competitiva das empresas tecnológicas europeias a nível mundial.
O PS tinha, nestas eleições, uma oportunidade única para mostrar uma ambição de mudança estrutural que permitisse pôr o país a crescer acima de 3%, mas Pedro Nuno Santos preferiu outro caminho.
Poderá a União Europeia estar a evoluir no sentido de uma verdadeira união? É de manual: nada melhor que uma ameaça externa para unir um grupo. Pinto da Costa usou esta tática de forma porventura excessiva, criando não apenas uma mentalidade insular mas uma atitude de cerco que degenerou naquilo que
A Nova América de Trump tem uma contradição insanável e insuperável que deve ser enunciada – Como conciliar a América do século XIX com a América do século XXI?
Diz-se muito. Faz-se pouco. Fala-se de igualdade como se fosse um enfeite, um acessório bonito que se usa quando dá jeito. Uma frase bonita numa apresentação. Um carimbo na assinatura do e-mail. Um «nós preocupamo-nos» que se desfaz ao primeiro olhar enviesado, ao primeiro currículo rejeitado porque
Ao longo dos últimos anos o mercado imobiliário tem vivido um ciclo de escassez de oferta. O forte investimento estrangeiro, aliado a uma política expansionista do crédito à habitação fizeram com que o stock disponível de imóveis baixasse a pontos de não conseguir acompanhar a crescente procura tend
Em Portugal, o paradigma do ensino superior mudou a uma velocidade alucinante. Nos últimos anos, ou décadas, assistimos a várias alterações em matéria de Ensino. Cada Governo que chega quer fazer algo distinto, mas acabamos sempre no mesmo ponto de partida.
Só através de programas de literacia em IA transversais e adaptados aos contextos específicos será possível construir uma cultura de inovação que potencie a tecnologia e minimize os respetivos riscos.
A proibição da Mineração em Alto Mar (MSP) nas águas territoriais portuguesas por vinte e cinco anos foi promulgada no Diário da República no dia 31 de março de 2025.
Se um dia, que parece cada vez mais próximo, alguém nos pedir ou exigir que enviemos os nossos filhos para um campo de batalha, não saberemos porquê, para defender o quê e com que objetivo.
Estas dinâmicas comunicacionais são muito relevantes numa lógica de qualidade dos serviços prestados, e enquanto fatores geradores de maior credibilidade e confiança junto dos utentes e dos cidadãos em geral
É um pássaro? É um avião? Não! São três ex-deputados do Bloco de Esquerda de 1999 que foram reciclados para tentar evitar que Mariana Mortágua caia antes do previsto.
Sérgio Bruno dos Santos Sousa Mestre em Saúde Pública Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM ORCID