Investigadores desenvolveram um hidrogel injetável contendo componentes de bexigas-natatórias de peixes e utilizaram-no para reparar tecido cardíaco danificado.
O ADN antigo extraído de um núcleo de sedimentos de um lago dos Pirenéus de grande altitude, em Espanha, revela que os peixes podem ter sido adicionados ao lago pelo homem já no século VII d.C.
O fumo dos incêndios florestais impulsiona o risco de hospitalização por problemas respiratórios e asma, e pode aumentá-lo mais do que outros tipos de poluição atmosférica, de acordo com uma investigação conduzida na Austrália.
Uma equipa de 25 arqueólogos especializados na Pré-História estudou a ocupação humana de caçadores-recoletores na atual Europa durante o fim do Paleolítico Superior, há mais de 12 mil anos.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria têm disponível um serviço alternativo para a recolha de águas residuais provenientes de fossas séticas domésticas, informou a empresa.
Um estudo liderado por Sílvia Monteiro, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro analisou a dieta das baleias-anãs na costa de Portugal e da Galiza, e sugere possíveis impactos da pesca na alimentação desses cetáceos.
Investigadores chineses afirmam ter melhorado significativamente a eficiência da conversão de água em energia limpa de hidrogénio, aproveitando a luz solar.
Jovens portugueses que apresentaram no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) uma queixa climática contra 32 governos vão agora, com a associação Último Recurso, apresentar uma nova queixa mas só contra Portugal.
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje a atualização do mapa estratégico de ruído da cidade, tendo como ano de referência 2022, em que se estima que 13,6% da população residente é afetada por níveis superiores ao legalmente estabelecido.
A Assembleia Municipal de Lisboa recomendou hoje à câmara que realize um estudo sobre o impacto ambiental da construção de um prédio de habitação na Quinta das Lavadeiras, na freguesia de Santa Clara, na sequência da contestação ao projeto.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defendeu hoje que Portugal, além de diversificar mercados, deve apostar na sua produção para abastecer escolas e hospitais, mitigando o impacto das tarifas norte-americanas.
Os trabalhos de limpeza da mancha de poluição no rio Tejo causada por um derrame de 400 litros de combustível, com incidência no concelho de Oeiras, vão começar na quarta-feira, disse hoje fonte da Marinha Portuguesa.
A comissão de assuntos ambientais do Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório com contribuições para a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica da União Europeia (UE), um plano que pretende assegurar a boa gestão da água e combater a escassez na região.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada - Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria vai realizar, na quinta-feira, uma sessão de capacitação sobre tecnologias, soluções e trajetórias de descarbonização.
Uma equipa internacional de investigadores sequenciou os cromossomas gigantes da planta Silene latifolia, também conhecida vulgarmente como assobios, algo que acreditam que poderá ajudar a otimizar as culturas agrícolas.
A mancha de poluição que ocorreu ontem no rio Tejo, ainda que causada por um poluente relativamente fácil de remover, pode afetar organismos como bivalves, sendo importante a monitorização constante, alertou uma especialista.
A captação de água do volume morto da barragem de Odelouca, em Monchique, permite aceder a mais 15 hectómetros cúbicos em períodos de seca e aumenta a resiliência hídrica do Algarve, disse hoje a ministra do Ambiente.
Cientistas dizem que, num cenário de emissões elevadas, os monstros-de-gila podem vir a perder parte significativa do seu habitat no Deserto de Mojave (EUA), a região mais a norte da sua atual área de distribuição.
Pelo menos 11 pessoas morreram no primeiro trimestre na província de Manica, centro de Moçambique, em ataques de répteis, como crocodilos e cobras, com as autoridades a equacionarem a recolha de ovos para travar o crescimento destas espécies.
A empresa nacional tem vindo a intensificar a aposta numa solução diferenciadora de proteção rodoviária, as Guardas Rodoviárias Metal/Madeira, que aliam metal e madeira tratada para garantir segurança sem comprometer a harmonia da paisagem.
O relatório do estado do Ambiente na Nova Zelândia revela que mais de 75% das espécies nativas de répteis, aves, morcegos e peixes de água doce estão ameaçadas de extinção ou correm o risco de ficarem ameaçadas.