Motorcycle Sports
motorcyclesports.net-
-
Nova Fantic Stealth chega em dose dupla
A Fantic Stealth está finalmente a chegar como modelo de produção. Haverá duas variantes de cilindrada, apresentadas em novembro na EICMA – a 125 e a 500. A 125 tem um motor Minarelli monocilíndrico de 125 centímetros cúbicos, capaz de debitar 15 cv de potência – perto do limite para condutores com -
MotoGP com segunda ronda nos EUA? ‘Precisas que o mercado esteja maduro para abrir mão de outra corrida…’
Com a Liberty Media na expectativa de adquirir a Dorna e a ideia de expansão nos Estados Unidos da América, já se fala da possibilidade de uma segunda ronda naquele país – como já aconteceu várias vezes no passado. No entanto, com o calendário no seu tamanho máximo e a estratégia de agarrar espectad -
Jornalista italiano afirma: ‘Se Valência tivesse sido a escolha, Pecco Bagnaia não teria competido’
O GP de Valência de MotoGP teve de ser cancelado a poucas semanas de acontecer, devido aos efeitos devastadores da tempestade Dana na região – sendo substituído por Barcelona. Numa fase inicial, em que as consequências da tragédia ainda não eram bem claras, ainda houve alguma incerteza sobre como pr -
Vídeo: Os bastidores de uma das maiores aventuras de Valentino Rossi no automobilismo
Valentino Rossi dedica-se a tempo inteiro ao automobilismo de alto nível desde que deixou o MotoGP no fim de 2021. E, em novembro, teve uma chance de saber o que é pilotar no patamar maior da resistência. Il Dottore participou no Teste de Rookies do Mundial de Resistência (WEC) no Bahrein, pilotando -
Como são testados os lubrificantes para motos?
A lubrificação é uma parte essencial do funcionamento das motos – seja em estrada, seja em competição. Por isso mesmo, requerem altos padrões de qualidade, por forma a não comprometerem os componentes. A Repsol é uma das maiores fabricantes de lubrificantes, e periodicamente realiza provas de campo -
‘Não esperava que fosse tão difícil em 2024’ – Álex Rins
Álex Rins chegou em 2024 à Yamaha no MotoGP. E, apesar de o construtor de Iwata estar com problemas e falta de competitividade há alguns anos, a situação foi mais difícil do que o esperado. O espanhol contou ao podcast Por Orejas, do site Motorsport.com, que não era de esperar tantas dificuldades – -
‘É muito fácil tirar os pés do chão, ou mudar a forma de ser’ – David Alonso
David Alonso foi uma das grandes estrelas do motociclismo em 2024. O piloto foi campeão do mundo de Moto3 numa época em que bateu recordes de vitórias na categoria, afirmando-se como uma das grandes promessas para o futuro. Em entrevista à Motorbike Magazine, o colombiano não escondeu alguma nostalg -
Keeway reforça segmento custom 125 com a nova RK V125C
O segmento custom de 125cc recebe uma nova protagonista: a Keeway RK V125C. Este modelo promete revolucionar o estilo bicilíndrico em V, combinando um visual clássico com tecnologia moderna e características técnicas de ponta, ideal para pilotos que procuram uma moto acessível e distinta. Equipado c -
Fermín Aldeguer muda de equipa nos Mundiais pela primeira vez: ‘A mudança é grande e notei-a’
Fermín Aldeguer chegou ao Mundial de Moto2 em 2021 e, desde então, competiu sempre pela SpeedUp. Assim, ao chegar ao MotoGP em 2025, faz também a sua primeira mudança de equipa uma vez que estará na Gresini. O primeiro contacto com a estrutura italiana foi no teste de novembro em Barcelona. O espanh -
‘Depois de uma lesão, virei-me para o ciclismo e tornou-se em mais do que preparação’ – Aleix Espargaró
Aleix Espargaró será embaixador da Lidl-Trek no ciclismo em 2025. É mais um passo que dá nesta modalidade, que descobriu na sequência de circunstâncias menos positivas. O espanhol, que também será piloto de testes da Honda no MotoGP, revelou num comunicado que procurou o ciclismo devido a uma lesão… -
Ai Ogura já concretizou ‘maior objetivo’ da carreira
Ai Ogura foi este ano campeão do mundo de Moto2 – sendo o primeiro japonês a alcançar um título desde Hiroshi Aoyama em 2009, e o primeiro piloto vindo da Asia Talent Cup a lograr tal conquista. O futuro passa pelo MotoGP em 2025, onde há novos desafios. No entanto, Ogura admitiu ao site oficial [.. -
Nicolò Bulega já pensa em 2026 e tem prioridade definida
Nicolò Bulega chegou em 2024 ao Mundial de Superbike com a Aruba.it Ducati, onde foi campeão do mundo de Supersport em 2023. E, na última época, foi o principal rival de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) no WSBK. A temporada de 2025 será a última do atual contrato do italiano com a equipa. Por isso me -
Vmoto quer que mobilidade sustentável seja ‘a norma’
A Vmoto tem fortes ambições de crescimento nos próximos anos, mas não deixa de pensar na mobilidade sustentável – área onde pretende ser uma referência. Charles Chen, diretor-executivo, do fabricante de motociclos elétricos, salientou: ‘Penso que o momento é propício: os utilizadoroes entendem os be -
Vídeo: Fabio Di Giannantonio faz o balanço da sua época com nota alta
Fabio Di Giannantonio cumpriu este ano a sua terceira temporada no MotoGP. Depois de quase ter ficado sem lugar no pelotão, mudou-se para a Pertamina Enduro VR46. O voto de confiança foi tribuído com aquela que foi a melhor época do #49 na classe rainha: ficou em décimo lugar com 165 pontos, mais 15 -
Teaser BMW R 20 Concept – Mais próxima da realidade (vídeo)
A BMW deu um passo significativo no lançamento de um novo modelo ao registar o nome R20, sinalizando a intenção de trazer para o mercado uma moto inspirada na deslumbrante R20 Concept, apresentada em maio passado. De acordo com o site especializado Cycle World, o processo de registo começou na mesma -
Takaaki Nakagami entusiasmado por trabalho ‘completamente diferente’ na Honda
Depois de terminar a sua carreira como piloto permanente em 2024, Takaaki Nakagami será piloto de testes da HRC em 2025. Assim, mantém-se ligado à Honda e ao MotoGP, mas com o seu trabalho mais concentrado no Japão. A mudança é grande: tem de voltar para o seu país-natal depois de vários anos na Eur -
Entre Ducati e KTM, Maverick Viñales escolheu KTM: ‘Na Ducati, como vais ganhar à equipa oficial?’
Ao decidir não renovar com a Aprilia, Maverick Viñales tinha duas opções para continuar a poder lutar pelas posições cimeiras no MotoGP em 2025 – Ducati ou KTM. A Honda é o construtor menos competitivo da atualidade e a recuperação é um processo longo. A Yamaha foi a anterior equipa do espanhol, e a -
‘Jorge Martín e Francisco Bagnaia foram muito bons; são os melhores? Seguramente não’ – Jaime Alguersuari
Pelo segundo ano consecutivo, o título de MotoGP foi disputado até à última corrida entre Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati) – que foram claramente superiores aos restantes. Desta vez, foi Martín a ser campeão, desforrando-se do título de Bagnaia de 2023. O jornalista e -
Vídeo: As cores da renovada Suzuki Hayabusa para 2025
A Suzuki Hayabusa foi renovada para 2025, sem prejudicar a sua essência como uma das motos desportivas mais cobiçadas. Com um novo controlo de velocidade de cruzeiro inteligente e novo sistema de controlo de arranque, a moto continua a ter como base um impressionante motor de quatro cilindros em lin -
‘Numa equipa de fábrica sentes-te muito mais a gosto, é lógico’ – Óscar Haro
Jorge Martín foi campeão do mundo de MotoGP deste ano com a Prima Pramac. Apesar de ter material idêntico e um forte apoio da Ducati, não deixa de ser uma equipa satélite do construtor de Borgo Panigale. Nada que impedisse o espanhol de alcançar o título batendo Francesco Bagnaia (Ducati). Algo que -
Morbidelli F352 ao detalhe: Visualize os pormenores
Com o crescente interesse por motos de pequena cilindrada, a Morbidelli introduz a F352, uma proposta que combina praticidade e estilo para dominar o ambiente urbano. Este segmento de motos, com motores entre 300cc e 450cc, tem-se destacado pela agilidade no trânsito e pela capacidade de proporciona -
Fabio Di Giannantonio e a situação na KTM: ‘Espero que o projeto de MotoGP vá em frente, é importante’
Nas últimas semanas, a situação financeira na KTM AG gerou apreensão quanto ao futuro do construtor no MotoGP. Os mais recentes rumores sugerem que saia no fim de 2025, tal como fez a Suzuki após 2022 sem estar numa situação aflitiva. Fabio Di Giannantonio, que será piloto da Pertamina Enduro VR46 e -
‘Tire-se chapéu ao comportamento da Ducati desportivamente’ – Rúben Xaus
A Ducati voltou a ser o construtor mais forte na época de 2024 do MotoGP – só não ganhou uma das 20 corridas principais e alcançou todos os títulos possíveis. Mas Jorge Martín foi campeão de pilotos pela equipa satélite Prima Pramac, batendo o piloto de fábrica da Ducati, Francesco Bagnaia num duelo