As editoras Quetzal e Dom Quixote, responsáveis pela publicação da obra de Mario Vargas Llosa em Portugal, manifestaram hoje pesar pela morte do escritor peruano, aos 89 anos, recordando-o como "um dos nomes fundamentais" da História da literatura universal.
Escritores, políticos e instituições internacionais evocaram o escritor peruano Mario Vargas Llosa, Nobel da Literatura em 2010, que morreu no domingo, aos 89 anos, descrevendo-o como um "génio", "mestre", "figura insubstituível" e o "coração" do 'boom' da literatura latino-americana.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou uma greve dos trabalhadores dos museus e monumentos nacionais, a partir de sexta-feira, ao trabalho suplementar e em dias de feriado.
Duas dezenas de artistas e coletivos atuam no festival A Porta, em Leiria, de 02 a 08 de junho, numa programação que inclui nomes como X-Wife, Ana Lua Caiano, Noko Woi de Salvador Sobral ou Aunty Rayzor, anunciou a organização.
O 25 de Abril e a vida nos bairros típicos dessa Lisboa são revisitados pela Companhia da Esquina, através da memória de Ary dos Santos, no espectáculo '50 Madrugadas', a estrear-se no dia 24, no Museu do Fado.
O Almoço Literário Comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa reúne autores, escritores, ilustradores, artistas plásticos, contadores de histórias e músicos das diversas culturas de língua oficial portuguesa no dia 17 de maio, em Montemor-o-Velho.