O Campeonato Mundial de Superbikes de 2024 ficará marcado como um dos mais emocionantes de sempre. Entre vitórias surpreendentes, estreantes em destaque e regressos carregados de emoção, esta temporada proporcionou uma narrativa repleta de altos e baixos. Aqui, analisamos os momentos-chave e os protagonistas que marcaram o ano.

Toprak Razgatlioglu: A consagração de um campeão

Toprak Razgatlioglu protagonizou um dos capítulos mais incríveis da história da BMW no desporto motorizado. Contratado por uma equipa que não registava qualquer vitória em corridas secas desde 2013 e vinha de um 2023 sem pódios, o piloto turco dominou a competição. Entre a segunda corrida da temporada, em que subiu ao pódio, e a vitória em Portimão, conquistou 13 vitórias consecutivas.

No entanto, a perfeição não durou toda a época. Um acidente grave nos treinos livres em Magny-Cours afastou-o de duas rondas, mas a vantagem acumulada permitiu-lhe selar o título em Jerez. Apesar de um final de temporada com menos brilho, Toprak mostrou ser o favorito para 2025, com um futuro promissor ao lado da BMW.

Estreantes em destaque, com Bulega em destaque e regresso de Iannone

Nicolo Bulega, que subiu diretamente do Mundial de Supersport, foi uma das grandes surpresas de 2024. Conquistou pódios em 24 ocasiões e levou a luta pelo título até à última ronda, sublinhando o seu talento ao vencer corridas intensamente disputadas, incluindo o final mais renhido da história.

Andrea Iannone, por outro lado, trouxe uma narrativa de redenção. Após quatro anos afastado do motociclismo, regressou ao Mundial de Superbike e alcançou o seu primeiro pódio na corrida inaugural em Phillip Island. Ao longo da época, mostrou consistência e culminou o seu regresso com uma vitória em Aragão, tornando-se no oitavo piloto diferente a vencer em 2024.

Desafios para os campeões: As dificuldades de Bautista e Rea

Para Álvaro Bautista, a introdução de um novo regulamento de peso mínimo combinado e uma lesão na pré-época criaram uma tempestade perfeita. O bicampeão venceu apenas quatro corridas e sofreu 17 quedas ao longo do ano, terminando atrás do seu colega estreante, Bulega, no campeonato.

Jonathan Rea, também em novas cores com a Yamaha, viveu uma temporada para esquecer. O seis vezes campeão conquistou apenas um pódio e ficou fora do top 10 na geral. Para 2025, a Yamaha aposta em mudanças técnicas e na reestruturação da equipa de Rea para tentar recuperar competitividade.

Regressos de emoções

2024 foi também um ano de histórias emocionantes. Danilo Petrucci regressou às pistas após um grave acidente em motocross e, em Cremona, conseguiu uma vitória tripla, tornando-se apenas o quarto piloto a fazê-lo na história do campeonato.

Michael van der Mark voltou às vitórias pela primeira vez em três anos em Magny-Cours, enquanto Alex Lowes, com nova equipa técnica, quebrou um jejum de quatro anos em Phillip Island. Já Remy Gardner colocou a Austrália de volta ao pódio do Mundial após mais de uma década.

E o futuro, o que poderá trazer?

A preparação para 2025 já começou. A Kawasaki transformou-se em Bimota, apostando num inovador design de chassis dividido, enquanto a BMW e a Yamaha preparam homologações avançadas para o próximo ano. Pilotos como Garrett Gerloff, Tito Rabat e Bahattin Sofuoglu já mostraram sinais de potencial nos testes.

Com novas máquinas, talentos emergentes e a promessa de batalhas épicas, a próxima temporada promete ser mais um capítulo inesquecível na história do Mundial de Superbike.